Falta menos de seis meses para o início da Olimpíada de Tóquio, no Japão. O evento, que será entre 24 de julho e 9 de agosto, reunirá 11.091 atletas e promete mostrar ao mundo um pouco da cultura do país-sede e do interesse dos japoneses por tecnologia. Confira a seguir o que esperar da 32ª edição dos Jogos Olímpicos.

Novas tecnologias
Os organizadores prometem entregar a Olimpíada mais inovadora da história. Veja alguns itens que serão introduzidos pela primeira vez em Jogos Olímpicos:

Robôs-mascote: Miraitowa (mascote da Olimpíada) e Someity (mascote da Paralimpíada) receberão os atletas e espectadores com acenos, reverências e expressões faciais variadas.

Reconhecimento facial: uma máquina será usada para autorizar a entrada de atletas, jornalistas e membros das equipes de treinamento a áreas restritas do evento. O equipamento terá um banco com fotos das pessoas autorizadas. Ao chegar ao local, será preciso apresentar um cartão à máquina, que mostrará uma foto da pessoa e liberará a entrada.

Mascote
A mascote da Olimpíada de Tóquio se chama Miraitowa. Em japonês, mirai significa futuro e towa, eternidade.

Mascote-Olimpiada-Toquio-2020
#pracegover: a ilustração mostra a mascote da Olimpíada, que um animal com formas humanas. Ela tem orelhas grandes, olhos azuis e está em pé. Suas cores são o branco e o azul-escuro. Imagem: divulgação.

Tocha olímpica
Maior símbolo do evento, foi construída com formato semelhante ao de uma flor de cerejeira, tradicional do Japão.

Estrutura
Quarenta e três locais serão usados no evento, entre eles, oito espaços novos (construídos para a Olimpíada), dez temporários (serão utilizados apenas para o evento) e 25 que já existiam. Entre as estruturas novas, apenas o Centro Aquático de Tóquio ainda não está pronto — a previsão é de que as obras acabem em fevereiro.

Esportes novos
A Olimpíada de Tóquio será a primeira a ter disputas de surfe, escalada, karatê, skate e beisebol.

Brasileiros olímpicos
Cada modalidade possui regras próprias para classificar os atletas para o evento. E, nos próximos meses, muitos profissionais ainda poderão conquistar vagas. Até o fechamento desta edição, o Brasil já tinha 170 atletas classificados para disputar a Olimpíada de Tóquio. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) espera que, ao todo, 250 brasileiros consigam disputar os jogos.

Fontes: Comitê Olímpico do Brasil, Governo do Japão, The Japan Times e Tokyo 2020.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 143 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido