nuvem-gafanhotos
A nuvem de gafanhotos causou prejuízos a plantações por onde passou. Foto: YouTube/ Reprodução

Uma nuvem de gafanhotos da espécie Schistocerca cancellata chegou à Argentina no dia 17 de junho e, de acordo com uma nota do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está perto da fronteira com o Brasil. A boa notícia é que os gafanhotos dessa espécie não trazem risco para os humanos nem transmitem doenças.

A nuvem tem preocupado agricultores porque os gafanhotos se alimentam de plantações. Antes de chegar à Argentina, onde os insetos destruíram áreas com cana-de-açúcar e mandioca, eles passaram pelo Paraguai e causaram estragos para agricultores que cultivam milho.

Apesar de os especialistas argentinos que estão monitorando a nuvem afirmarem que os gafanhotos devem acabar seguindo em direção ao Uruguai, o Mapa disse na nota que um alerta foi emitido para que os agricultores brasileiros sejam orientados caso a nuvem chegue ao país.

Além disso, o ministério decretou estado de emergência fitossanitária (que serve para combater pragas) para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em 25 de junho – dessa forma, as medidas necessárias para esse caso podem ser adotadas.

Atualização da notícia, publicada em 29 de junho

Argentina toma medidas para controlar a nuvem
Em 26 de junho, técnicos da Argentina começaram um trabalho com inseticidas (substâncias usadas para matar insetos) para tentar conter a nuvem.

De acordo com nota publicada no portal do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agro-Alimentar (Senasa), em 27 de junho, a ação conseguiu reduzir parte da nuvem. “Equipes do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agro-Alimentar (Senasa) avaliaram ontem os resultados do tratamento aéreo realizado pela província de Corrientes, confirmando a diminuição da população [de gafanhotos] na área tratada.”

Além disso, a Confederação Rural da Argentina (CRA), que atua em conjunto com o Senasa, afirmou em nota que o trabalho com inseticidas diminuiu em 15% a quantidade de insetos.

Por que os gafanhotos formam essa “nuvem”?
Os gafanhotos, geralmente, são insetos solitários, mas isso muda quando eles estão em lugares onde há poucos recursos (como alimentos). Assim, acabam se aglomerando para competir por esses recursos e voam juntos.

Conforme vão acabando com a comida de onde estão, os gafanhotos se desclocam para outros lugares – os adultos conseguem voar dezenas de quilômetros por dia, enquanto os que têm menos de cinco meses de idade saltam cerca de 100 metros por dia (o comprimento de 17 ônibus comuns enfileirados, aproximadamente), pois ainda não possuem asas.

A nuvem atual foi formada no Paraguai, em 30 de maio.

História
Os gafanhotos já causaram grandes perdas para lavouras de arroz brasileiras nas décadas de 1930 e 1940. No entanto, de acordo com o Mapa, eles não têm mais causado problemas para as plantações do país desde então, pois não se formaram novas nuvens que chegassem até aqui.

A razão para uma nuvem surgir perto do Brasil agora ainda está sendo estudada por especialistas, mas se acredita que possa ter a ver com as mudanças climáticas – o aumento das chuvas, por exemplo, cria boas condições para os gafanhotos se reproduzirem.

Relembre outros dois casos recentes envolvendo gafanhotos pelo mundo:

Gafanhotos causam infestação na Somália

100 mil patos são “convocados” para conter gafanhotos na China

* Esta reportagem foi atualizada em 29 de junho, às 13h55.

Fontes: Diário Oficial da União, G1, G1, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Publica Brasil, Senasa e Superinteressante.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (41)

  • Laura Nascimento Bueno

    3 anos atrás

    AMEI

  • Laura Nascimento Bueno

    3 anos atrás

    eu adorei saber sobre a nuvem de gafanhoto a nossa professora falou para lermos esse texto muito bom amei

  • guilherme

    3 anos atrás

    os gafanhotos são perigosos ?

  • Felipe Sali

    3 anos atrás

    Oi, tudo bom? Os gafanhotos podem danificar plantações, mas não fazem mal a seres humanos. Até a próxima!

  • MARIA RIBEIRO

    3 anos atrás

    Oi,Jornal Joca a nuvem de gafanhotos poderia ter distruido aquele avião? Eles vão destruir o brasil? Eu amo esse site!

  • LUCA

    3 anos atrás

    sera o apocalipse?

  • Andressa Audrey

    3 anos atrás

    Eu penso que se todos os países que tiverem problemas com gafanhotos, se unirem juntos poderão chegar a uma solução criativa do prolema, na eliminação dos insetos.

  • BEATRIZ TAVARES LAURINDO DE CERQUEIARA MELO

    3 anos atrás

    OS GAFANHOTOS PODEM MACHUCAR AS PESSOAS. BEATRIZ TAVARES, CAMPINA GRANDE, COLÉGIO MOTIVA JARDIM AMBIENTAL.

  • enzo felix silva do nacimento

    3 anos atrás

    os gafanhotos estão ameaçando chegar no brasil,isso preocupa a todos principalmente agricultores pois eles se alimentam de plantações.

  • Raquel Lacerda Pinto Pereira

    3 anos atrás

    oi jornal joca os gafanhotos fazem mal ??? ana clara da rio de janeiro

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Oi, Ana Clara! Como explicamos na reportagem, essa espécie de gafanhotos não faz mal para os seres humanos. Continue sempre lendo notícias e fique de olho no site do Joca!

  • yasminsousa

    3 anos atrás

    JORNAL JOCA E VERDAE QUE ELES PODEM CHEGAR NO BRASIL?

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Yasmin, obrigado por deixar seu comentário por aqui. Como explicamos na reportagem, ainda não se sabe se e a nuvem vai mesmo entrar no Brasil. Ela segue na fronteira com a Argentina. Estamos de olho nos acontecimentos e traremos atualizações conforme novos fatos ocorrerem. Fique de olho!

  • Liliana

    3 anos atrás

    Quais foram as medidas tomadas no Brasil?

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Olá, Liliana! Como a nuvem de gafanhotos ainda não chegou no Brasil, as medidas que estão sendo tomadas aqui são para prevenir que, caso eles cheguem, não causem muitos estragos. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento emitiu um alerta para que os agricultores brasileiros sejam orientados caso a nuvem chegue aqui e decretou estado de emergência fitossanitária (que serve para combater pragas) nos estados onde ela pode acontecer, de modo que as medidas necessárias possam ser tomadas. Obrigada pela sua pergunta e continue lendo o Joca!

  • Miguel Arthur Farias Lobato

    3 anos atrás

    De onde os gafanhotos vem

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Olá, Miguel! Obrigado por deixar seu comentário por aqui. Conforme explicamos no texto da reportagem, esta nuvem de gafanhotos se formou no Paraguai.

  • Isabela vicente

    3 anos atrás

    Esses gafanhotos já estão em que lugar do brasil?eles são inofensivos? obrigada jornal Joca.

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Isabela, obrigado por deixar seu comentário! Como explicamos na reportagem, os gafanhotos estão na fronteira entre a Argentina e o Brasil e ainda não se sabe se eles vão mesmo entrar no nosso país. O texto também explica que essa espécie não faz mal ao ser humano. Estamos acompanhando os fatos por aqui e vamos atualizar a reportagem se for necessário. Fique de olho!

  • Isabela vicente

    3 anos atrás

    Obrigada

  • Eduardo

    3 anos atrás

    É verdade sobere a nuvem de gaf

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Olá, Eduardo! As principais informações sobre a nuvem de gafanhotos estão nesta reportagem do Joca. Se surgirem novidades nos próximos dias, vamos atualizando por aqui. Fique de olho!

  • Eduardo

    3 anos atrás

    É

  • Emanuelle Gonçalves Soares

    3 anos atrás

    Ola, meu nome é Emanuelle, a "chuva" de gafanhotos pode causar algum dano nos humanos?

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Olá, Emanuelle! Obrigado por deixar seu comentário por aqui. Como explicamos na reportagem, essa espécie de gafanhoto não faz mal aos seres humanos.

  • Carolina

    3 anos atrás

    Oi jornaljoca é verdade que uma nuvem de gafanhotos vai chegar no Brasil

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Oi, Carolina! Obrigado por deixar seu comentário. Como explicamos neste texto, ainda não há certeza se a nuvem vai mesmo chegar ao Brasil. Estamos acompanhando a situação e vamos atualizar a reportagem em breve com mais informações. Fique de olho!

  • CAROLINA

    3 anos atrás

    OBRIGADA

  • Carolina

    3 anos atrás

    Meu Deus isso é muito perigoso

  • kigokigo

    3 anos atrás

    jornal joca eles trarão algo tipo incomodo ou algo assim? ou algum tipo de prejudicação?

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Olá! Obrigado por escrever para a gente. Como explicamos na reportagem, a nuvem de gafanhotos pode trazer prejuízos para as plantações.

  • Patricia Prado Durante

    3 anos atrás

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Olá, Patricia! Obrigado por escrever para a gente! Acabamos de atualizar a reportagem com notícias mais recentes sobre o assunto e aproveitamos para falar sobre as suas dúvidas. Esperamos que ajude você a compreender o assunto.

  • henrique

    3 anos atrás

    oi legal o que postaram . campo grande ms

  • Camila

    3 anos atrás

    Jornal Joca é verdade que conforme a mudança climática a nuvem de gafanhotos não pode chegar aqui

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Oi, Camila! Temos que acompanhar o que vai acontecer ao longo dos próximos dias para entender se a nuvem vai ou não chegar ao Brasil. Vamos atualizar a notícia quando houver informações confirmadas. Fique de olho!

  • Lara

    3 anos atrás

    Jornal Joca é verdade que conforme a mudança climática a nuvem de gafanhotos não pode chegar aqui

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Oi, Lara! Temos que acompanhar o que vai acontecer ao longo dos próximos dias para entender se a nuvem vai ou não chegar ao Brasil. Vamos atualizar a notícia quando houver informações confirmadas. Fique de olho!

  • STELLA GIATTI DURAN

    3 anos atrás

    OLÁ JOCA O MEU NOME É STELLA EU QUERIA SABER SE É VERDADE QUE VAI CHEGAR UMA NUVEM DE GAFANHOTOS AQUI NO BRASIL É VERDADE . BEIJOS STELLA

  • andre

    3 anos atrás

    eu queria saber tambem

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Oi, Stella! Obrigado por mandar sua dúvida para a gente. Como escrevemos no texto desta reportagem, ainda não se sabe se a nuvem vai mesmo chegar ao Brasil. Siga acompanhando o site do Joca para se informar sobre os próximos acontecimentos ligados a esse assunto.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido