Quando surgiram?
As primeiras carruagens elétricas foram construídas por volta dos anos 1830, mas não se sabe ao certo quem foi o inventor. Alguns historiadores acreditam que o primeiro a vender esses veículos tenha sido o escocês Robert Anderson, enquanto outros dão crédito ao norte-americano Thomas Davenport. O que se sabe, entretanto, é que as carruagens eram movidas a pilhas, que não podiam ser recarregadas.

#pracegover: imagem antiga, em preto e branco, de Robert Anderson. Ele usa terno e tem bigode. Foto: divulgação.

 

#pracegover: foto antiga, em preto e branco, de Thomas Davenport. Ele usa camisa e paletó. Foto: divulgação.
automóvel elétrico branco. foto: reprodução
#pracegover: automóvel elétrico branco, com detalhes em preto. Na placa aparece escrito a palavra “Zoe”. Foto: reprodução

Por que são mais caros?
Existem dois motivos principais: esses automóveis possuem menos autonomia (um carro com boa autonomia possui motor eficiente e precisa de menos combustível) e ainda não existem redes de abastecimento elétrico em todo o país (como locais abertos ao público para o abastecimento de veículos do tipo). Dessa forma, poucas pessoas compram carros elétricos e menos automóveis  esse tipo são produzidos, o que os encarece.

Principais tipos de veículos elétricos

Elétrico puro: usa apenas um motor elétrico. Movido 100% a bateria, que pode ser recarregada em tomada

Híbrido: funciona com dois motores, um elétrico e um a combustão. Podem ser de dois tipos: híbrido plug-in (a energia que carrega a bateria é gerada pelo próprio sistema do carro ou por uma tomada) e híbrido puro (a energia que carrega a bateria é gerada pelo próprio sistema do carro).

Vantagens
– Poluem menos do que veículos tradicionais.
– Não fazem barulho.
– Têm manutenção mais simples. Não é preciso trocar óleo e filtro de ar, por exemplo.

Desvantagens
– Preço alto para adquirir um veículo.
– A energia usada para abastecer os carros elétricos pode ser produzida a partir da queima de combustíveis fósseis (como gás natural e carvão), o que polui o meio ambiente.
– Precisam ser recarregados com frequência.

automóvel de 110 anos atrás. foto: reprodução
#pracegover: automóvel de 110 anos atrás – o modelo é bem diferente dos que temos hoje: tem detalhes em madeira e cabine hexagonal. Foto: reprodução

Ao redor do planeta

Recorde: Em março de 2019, a Noruega vendeu mais carros elétricos do que veículos tradicionais. Isso nunca tinha acontecido em nenhum país.

Aumento geral: Em 2018, foram vendidos cerca de 2 milhões de veículos elétricos de passageiros no mundo. As vendas foram 64% maiores do que em 2017. A expectativa é de que, em 2040, esse número salte para 56 milhões. Já as vendas de carros convencionais de passageiros devem cair de 85 milhões em 2018 para 42 milhões em 2040, de acordo com dados da Bloomberg New Energy Finance, organização que produz pesquisas sobre energia limpa.

Sem gasolina e sem diesel
França e Reino Unido declararam que pretendem banir carros movidos a gasolina e a diesel até 2040. Uma das alternativas, portanto, seriam os veículos elétricos.

Fontes: Ergon Energy, EV-Volumes.com, Folha de S.Paulo, Hitech Electric e Quatro Rodas.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 135 do jornal Joca.

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