A máquina deve levar a primeira mulher à Lua em 2024
A agência espacial norte-americana (Nasa) anunciou, no dia 9 de dezembro, um foguete que considera o mais poderoso já construído na história. Ele se chama Space Launch System (SLS ou sistema de lançamento espacial, na tradução para o português) e o plano é lançá-lo à Lua em 2024, na missão Artemis.
A missão, que pretende levar a primeira mulher à Lua, tem como objetivo explorar a superfície lunar e usar o que for descoberto para mandar astronautas à Marte depois. O foguete SLS tem a altura de um prédio de 24 andares e será o primeiro a levar quatro astronautas, suprimentos (como comida) e a espaçonave Orion de uma vez só ao espaço.
No dia 5 de dezembro, a Nasa testou o tanque de combustível de hidrogênio líquido do foguete, que explodiu de propósito, para testar sua potência. Segundo a agência espacial, o tanque foi capaz de aguentar mais de 260% da carga de voo durante cinco horas, antes de quebrar. Assista ao vídeo:
“Nós levamos o tanque a um limite extremo e o quebramos de propósito para ter mais informações para construir foguetes de maneira inteligente”, disse Neil Otte, o engenheiro responsável pelo SLS. Segundo ele, o teste ajudará a aumentar a segurança e eficiência da máquina.
50 anos
Em 2019, a chegada do homem à Lua completou 50 anos. A bordo da missão espacial Apollo 11, astronautas norte-americanos saíram da Terra com o objetivo de pousar na Lua e retornar para casa em segurança. O plano deu certo: no dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong deu os primeiros passos na Lua, em uma das mais importantes conquistas da história dos estudos espaciais. O acontecimento foi transmitido pela televisão e visto por meio bilhão de pessoas. Desde então, nenhum ser humano pisou na superfície lunar.
Fontes: Galileu, Nasa e Artemis.
Saiba mais
50 anos após a chegada à Lua, crianças seguem interessadas pelo espaço, diz pesquisa
Leitoras participam de evento sobre os 50 anos do homem na Lua
Em pouso inédito, sonda chinesa chega ao lado oculto da Lua
Nasa encontra gelo na Lua
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
que DAORA
Parabéns Nasa! Continue lançando foguetes porque nós que remos ir a Lua!
yes, icrivel
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.