Juan Guaidó #PraCegoVer: Na fotografia aparece o presidente autoproclamado interino da Venezuela, Juan Guaidó, realizando um discurso para uma grande multidão de venezuelanos. Alguns deles seguram bandeiras da Venezuela. Créditos: Divulgação/AsambleaVE.

Países como Alemanha, Espanha, França e Reino Unido reconheceram oficialmente Juan Guaidó como presidente interino (provisório) da Venezuela. Diversos governos europeus tinham dado até o dia 3 de fevereiro para que o presidente Nicolás Maduro convocasse novas eleições no país. Como isso não aconteceu, algumas nações resolveram considerar Guaidó o líder venezuelano.

Maduro, por sua vez, rejeitou a decisão e disse que não sairá do poder ou convocará novas eleições. Além disso, afirmou que os governos europeus estão se submetendo à estratégia dos Estados Unidos para derrubá-lo do poder – inimigo declarado de Maduro, o presidente norte-americano, Donald Trump, reconheceu Guaidó como líder interino no fim de janeiro.

Eleições de 2018
No ano passado, Maduro foi eleito presidente da Venezuela, país onde o voto não é obrigatório. A eleição, no entanto, foi acusada de fraude por várias entidades internacionais. O pleito teve a participação de menos da metade da população venezuelana, na maior abstenção (falta de votos) da história do país.

Além disso, a eleição foi boicotada pelos principais políticos da oposição e recebeu denúncias de irregularidades nos locais de votação. Maduro nega as acusações e diz que venceu com 68% dos votos. Saiba mais sobre a crise na Venezuela, onde a população enfrenta falta de alimentos e remédios, nas edições 108 e 124 do Joca.

CORRESPONDENTE INTERNACIONAL

#PraCegoVer: A fotografia é do rosto de Frederico, adolescente venezuelano, que veste uma camiseta azul e está na frente de um fundo preto. Crédito da imagem: arquivo pessoal.

“A situação na Venezuela está muito tensa. Juan Guaidó reviveu as esperanças de muitos venezuelanos que estavam insatisfeitos com Maduro, embora o processo também tenha gerado uma “calma tensa”; não sabemos o que pode acontecer ou quando podem ocorrer acontecimentos importantes, e o nervosismo predomina. Pessoalmente, acho que em breve vamos ter uma mudança de governo. O regime de Maduro está em suas últimas instâncias. Porém, conhecendo seu passado, não sabemos até quando ele ficará no poder. Acho que a Venezuela está no caminho certo e que, no futuro, teremos prosperidades e progresso. Mas o processo de transição será muito tenso para o povo.” Frederico de Z., 17 anos, da Venezuela.

Fontes: El País, G1, Jeremy Hunt, Sebastian Kurz, Reuters, The Guardian, Time e Twitter de Emmanuel Macron.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 125 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido