Em 7 de maio, o Museu Nacional recebeu a maior doação de fósseis desde o incêndio que atingiu o local, em 2018. São 1.104 vestígios de plantas, insetos, répteis e até mesmo dinossauros que viveram há pelo menos 115 milhões de anos na região do Crato, na Chapada do Araripe, entre Ceará, Pernambuco e Piauí. A doação foi feita pelo colecionador europeu Burkhard Pohl, por intermédio de Frances Reynolds, líder de uma mobilização para a reconstrução do acervo do museu. 

Na coleção há dois crânios de pterossauros (réptil voador extinto), além de fósseis de outros dinossauros. “[As doações] são fundamentais para a recomposição das coleções, tanto na questão dispositiva, como na questão de pesquisa — meus alunos vão poder estudar mais o material”, disse Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional, durante uma coletiva de imprensa. Segundo ele, o local receberá mais doações nos próximos meses e reabrirá em 2026.

#pracegover: fóssil de pterossauro. Crédito de imagem: HANDERSON OLIVEIRA_MUSEU NACIONAL _UFRJ

O que é o Museu Nacional? 

A instituição foi criada durante o reinado do português dom João VI, em 1818. No início, ocupava outro endereço no Rio de Janeiro. Em 1892, o acervo foi para o Palácio São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, que havia sido residência da família real portuguesa e da família imperial brasileira até 1889.

O Museu Nacional tinha o maior acervo de história de ciência natural da América Latina. No incêndio de 2018, 85% dos cerca de 20 milhões de itens foram destruídos. O acidente foi atribuído a uma série de fatores, como falta de investimento, ausência de plano de contingência e infraestrutura precária. Em setembro de 2022, parte das obras foi concluída com a entrega da fachada e do jardim da área da frente do palácio. A previsão é de que a restauração esteja completa em 2026.

#pracegover: fóssil doado ao Museu Nacional

FONTES: MUSEU NACIONAL, THE GUARDIAN, O GLOBO (YOUTUBE), SBT NEWS (YOUTUBE) E G1.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 224 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • lorenzo cazzoli

    10 meses atrás

    caraca quanta coisa

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido