museu do amanhã 186
#pracegover: foto da fachada do Museu do Amanhã, uma grande estrutura branca com o mar ao fundo. Crédito de imagem: GETTY IMAGES

Localizado na cidade do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã foi premiado, pela terceira vez, no Leading Culture Destinations Awards, considerado o Oscar dos museus. Em 2022, a instituição brasileira recebeu o reconhecimento na categoria experiência digital, em cerimônia realizada no dia 7 de abril, em Berlim, na Alemanha. Também concorriam o Louisiana Museum of Modern Art, da Dinamarca, e o Garage Museum of Contemporary Art, da Rússia.

O prêmio deste ano veio porque o Museu do Amanhã aumentou o acesso do público ao conteúdo que apresenta com formatos digitais por causa da pandemia de covid-19. Por exemplo: em um ano, a instituição produziu mais de 80 horas de programação digital, incluindo reflexões sobre o novo coronavírus.

“Este prêmio é o reconhecimento da dedicação e conexão do Museu do Amanhã com seu público, onde quer que ele esteja. Durante a pandemia, (…) oferecemos conteúdos de qualidade para informar, fazer refletir e incentivar as transformações que queremos para o amanhã”, disse Ricardo Piquet, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), instituição que administra o Museu do Amanhã.

O que é o museu do amanhã?
Inaugurado em 2015, tem como objetivo ser um ambiente que traz ideias e perguntas sobre a época de grandes mudanças que vivemos. O local também se propõe a explorar os diferentes caminhos para o futuro. Como diz o site oficial do museu, “o Amanhã não é uma data no calendário, não é um lugar aonde vamos chegar. É uma construção da qual participamos todos, como pessoas, cidadãos, membros da espécie humana”.

Fontes: G1, Leading Culture Destinations Awards, Revista Museu e site do Museu do Amanhã.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 186 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Giovanna M

    1 ano atrás

    queria ir nesse museu.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido