Empresário deixou sua marca no audiovisual brasileiro
Silvio Santos, um dos maiores comunicadores da televisão brasileira, morreu, no dia 17 de agosto, aos 93 anos. Filho de imigrantes judeus de origem grega e turca, Senor Abravanel (Silvio Santos era seu nome artístico) nasceu em 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro (RJ). Visionário, ele foi um dos responsáveis pelo crescimento da televisão no Brasil. O apresentador deixa a esposa, Iris Abravanel, seis filhas, 14 netos e quatro bisnetos.
Ainda aos 15 anos, o apresentador começou a vender itens como canetas e capas para documentos nas ruas do Rio de Janeiro. Silvio já chamava a atenção pela maneira como anunciava as mercadorias e passou a receber convites para participar de testes para ser locutor de rádio.
Na década de 1940, Silvio passou a trabalhar definitivamente como locutor na rádio Continental, de Niterói (RJ). A partir daí, a atuação como comunicador e empreendedor se tornou uma escalada: o jovem vendia anúncios, feitos por ele mesmo em alto-falantes, além de outros produtos.
Mas foi com a oportunidade de locução do Baú da Felicidade que Silvio alcançou ainda mais notoriedade: o programa, que pertencia ao radialista Manoel da Nóbrega e era inicialmente conhecido como Baú de Brinquedos, vendia e sorteava carnês e prêmios. Com o sucesso do Baú, o caminho do comunicador ascendeu. Silvio estreou na televisão como apresentador do programa Vamos Brincar de Forca, na antiga emissora TV Paulista. Por fim, ganhou o Programa do Silvio Santos, veiculado aos domingos.
Após criar a empresa Studios Silvio Santos de Cinema e Televisão, em 1975, o profissional conseguiu concessão para estabelecer a própria rede de televisão, a TVS, que se tornaria o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, em 1981.
Os participantes eram desafiados a cumprir tarefas inusitadas e engraçadas em troca de prêmios. O bordão “quem quer dinheiro?” se tornou uma marca registrada.
Na versão original, aspirantes a artistas eram convidados a se apresentar para um grupo de jurados, que podiam aprová-los ou não. Os jurados também aproveitavam o programa para fazer graça. Após um período fora do ar, a atração voltou, em 2024.
Carro-chefe do apresentador e do SBT. Trata-se de um programa de variedades transmitido aos domingos, e dificilmente um episódio é igual a outro. Atualmente, a atração é comandada por Patricia Abravanel, filha de Silvio.
Espécie de loteria televisionada, promovida pelo SBT. Os participantes compram uma cartela de Tele Sena com números aleatórios e os sorteados são revelados semanalmente ou em ocasiões especiais.
Em 1989, Silvio tentou disputar as eleições presidenciais; o comunicador oficializou sua candidatura pelo Partido Municipalista Brasileiro (PMB). No entanto, a aspiração do empresário à presidência foi contestada por outros partidos e, então, barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
FONTES: SBT, BBC, FOLHA DE S.PAULO, O GLOBO, INFOMONEY, EXAME, CNN E G1.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 228 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.