Mujica foi um dos presidentes mais influentes da América Latina
José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, faleceu em 13 de maio, aos 89 anos. O político lutava contra um câncer no esôfago desde 2024. Em janeiro deste ano, ele anunciou que a doença havia se espalhado para outras partes do corpo. A informação sobre sua morte foi confirmada pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi, nas redes sociais.
Em abril de 2024, Mujica revelou que fora diagnosticado com um tumor no esôfago durante exames de rotina. Além disso, sofria de síndrome de Churg-Strauss, uma doença imunológica crônica. No início de 2025, ao informar que o câncer havia se agravado, ele optou por não seguir com o tratamento e passou a receber cuidados paliativos em casa.
José Alberto Mujica Cordano nasceu em Montevidéu, em 20 de maio de 1935. Foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, período marcado por avanços sociais. Morava em um sítio nos arredores da capital e dirigia seu Fusca até a sede da presidência, o que lhe rendeu a imagem de um líder simples e preocupado com o povo.
Além de presidente, Mujica foi deputado, senador e ministro da Agricultura. Em 2020, deixou definitivamente a vida política ao renunciar ao cargo de senador por motivos de saúde, durante a pandemia de covid-19.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.