Ele tinha 88 anos e ocupava o cargo desde 2013
Morreu nesta segunda-feira, dia 21 de abril, aos 88 anos, o Papa Francisco. Segundo o Vaticano, as causas da morte foram um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.
Francisco faleceu em sua residência no Vaticano, a Casa Santa Marta, onde vivia desde 2013. Ele estava em processo de recuperação de uma pneumonia em ambos os pulmões, após ter passado 38 dias internado.
Com a morte de Francisco, uma série de formalidades serão realizadas, seguindo as tradições da Igreja Católica. Ele deve ser enterrado entre sexta-feira, dia 25 de abril, e domingo, 27 de abril.
Em seu testamento final, ele expressou o desejo de ser enterrado na Basílica de Maria Maior, em Roma, e não na Basílica de São Pedro, no Vaticano, como normalmente é feito com os papas. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão 13.
Além disso, Francisco deixou instruções para ser sepultado no chão e sem decorações especiais, apenas com a inscrição de seu nome papal em latim: Franciscus.
Jorge Mario Bergoglio nasceu em 1936, em Buenos Aires, Argentina.
Em 2013, foi eleito papa após a renúncia de Bento 16, se tornando o primeiro latino-americano a assumir o cargo. Escolheu seu novo nome em homenagem a São Francisco de Assis, santo protetor dos pobres. Ao longo de seus 12 anos como papa, Francisco tornou sua prioridade a defesa dos mais vulneráveis e a justiça social. Além disso, ficou marcado por sua simplicidade e simpatia.
Sua primeira viagem internacional como papa foi ao Brasil em 2013, quando participou da Jornada Mundial da Juventude, encontro de jovens promovido pela Igreja Católica, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro.
Para saber mais detalhes sobre o falecimento de Franscisco e a escolha do novo papa, confira a reportagem especial na edição 240 do Joca.
Fontes: CNN Brasil, G1 e BBC
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.