Um grupo de médicos de Quebec, no Canadá, assinou um documento pedindo para não ter aumento de salário. Os participantes do movimento dizem que não acham justo receberem o benefício enquanto enfermeiros e outros funcionários da saúde sofrem com condições ruins de trabalho.

A decisão vai contra a Federação dos Médicos Especialistas de Quebec, que, no mês passado, fez um acordo com o governo solicitando que os médicos especialistas da província recebessem um aumento de 1,4%.

No documento contra o aumento, que contou com cerca de 700 assinaturas, os médicos dizem que é importante tomar providências para que os funcionários da saúde não fiquem muito sobrecarregados. “Nós acreditamos que há uma maneira de redistribuir os recursos para promover a saúde da população sem desgastar os trabalhadores”, escreveram.

A situação dos enfermeiros em Quebec tornou-se um assunto muito discutido depois que uma enfermeira postou nas redes sociais um texto em que reclamava sobre excesso de trabalho.

No post, Émilie Ricard diz que às vezes precisa atender mais de 70 pacientes em estado grave sozinha e que o estresse do dia a dia está prejudicando a sua saúde. “Estou destroçada pelo meu trabalho. Acho que não sou a única que está demolida pela realidade dos cuidados de enfermagem. Os empregados caem como moscas. O mal é físico e mental”, escreveu.

Como funciona a saúde no Canadá?

O sistema de saúde canadense é considerado um dos melhores do mundo. Cada província tem serviços e regras próprias, embora todas tenham que cumprir algumas obrigações básicas.

Na prática, funciona da seguinte maneira: todos os canadenses têm acesso gratuito a hospitais e atendimento médico. Porém, cada província decide se tratamentos à parte, como dentistas, serão pagos ou não pelos cidadãos.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Mariana Carvalho Hatzlhoffer

    6 anos atrás

    Eu acho que está certo , porque os outros profissionais também precisam de aumento de salário !!! No Brasil, eu acho que isso não iria acontecer, pois no nosso país há muita corrupção !!! :O

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido