Margarida, personagem de Contos de Carlotas. Arte: Suzana Obara

Margarida, personagem de Contos de Carlotas. Arte: Suzana Obara

Você que acompanha o Joca já sabe: toda primeira sexta-feira do mês é dia de Contos de Carlotas! Na história escolhida para julho você vai conhecer Margarida, que ama desenhar e pintar, usando principalmente o coração para isso.

Por Fabiana Gutierrez

Ser artista é um dom muito especial. Tocar as pessoas por intermédio da arte é uma habilidade que os seres humanos mais especiais e sensíveis conseguem. Especial e sensível: essa é Margarida.

A pequena menina adora desenhar e pintar. Passa as tardes, depois das tarefas da escola, com sua caixa de lápis de cor preenchendo folhas e mais folhas em branco de sonhos.

Uma das coisas de que mais gosta é quando tem alguém para presentear. Ela dá o que tem de mais especial, suas obras, que comovem quem as recebe. Não pela beleza inocente de cada uma delas, e sim porque, ao dar uma de suas obras, Margarida entrega o que parece impossível: a possibilidade de ser pleno. O que se ouve é que ela usa o coração para pintar.

Mesmo sem as mãos, Margarida é capaz de realizar tarefas cotidianas com muita tranquilidade. Tamanha é sua habilidade que, não raro, é ela quem faz as anotações para a professora na sala de aula. De longe, tem a melhor caligrafia da classe.

Margarida sempre diz que quer ser cientista e olhar nos microscópios os menores seres da Terra. Ela também quer jogar tênis e já começou a desenhar uma estrutura de alumínio megaleve que vai ajudá-la a segurar a raquete.

Essa pequena menina existe e inspirou mais um Conto de Carlotas, porque, assim como ela, acreditamos na potência de nossas imperfeições.

Para conhecer outros personagens que ilustram diálogos importantes, visite carlotas.org.

Clique na imagem abaixo para imprimir.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Alunos - SME Cerqueira César

    4 anos atrás

    A Carlota é um exemplo para a nossa vida.

  • Alexandre

    4 anos atrás

    UOUUU queria conseguir pintar e desenhar feito a margarida

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido