Nicolás Maduro discursa após vencer as eleições

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de 55 anos, foi reeleito em pleito neste dia 21. Desde 2013 no poder, ele deve ficar mais seis anos na Presidência. Segundo resultados oficiais, Maduro teve 68% dos votos, enquanto Henri Falcón ficou em segundo lugar com 21%.

A eleição foi criticada pela oposição e não é reconhecida por países da União Europeia, nem pelo Brasil, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, dentre outros países. A justificativa é de que tenha havido fraude, uma vez que Maduro é rejeitado por mais da metade da população e os principais líderes da oposição não puderam participar por serem considerados inelegíveis (quando não podem ser eleitos).

Também foi criticada a baixa participação dos eleitores. Mais da metade da população venezuelana (54%) não compareceu às urnas. As votações ocorreram em mais de 14 mil centros de votação em todo o país.

Falcón pediu novas eleições em outubro. Em resposta, Maduro chamou o opositor de “falsón” por não aceitar a derrota.

A Venezuela foi comandada por Hugo Chávez por 14 anos (de 1999 a 2013), do mesmo partido de Maduro. O chavismo está no poder há 21 anos.

O país passa por uma grave crise política, econômica e social. Em busca de melhores oportunidades, milhares de cidadãos estão saindo da Venezuela – o Brasil é um dos seus destinos.

Saiba mais sobre a crise na Venezuela no Coleção da Edição 108 do Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Lindy Antunes Brito

    5 anos atrás

    Eu acho que é necessário uma intervenção pela ONU, já é um problema caótico que necessita urgentemente de solução. Medidas como a suspensão da Venezuela da MERCOSUL,já não surtem tanto efeito, infelizmente.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido