O brasileiro Leomon Moreno, considerado melhor jogador de goalball do mundo, foi o responsável por levar a bandeira do Brasil no desfile da cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru. O evento foi realizado em 23 de agosto, no Estádio Nacional do Peru, e a competição vai até o dia 1º de setembro.

Moreno é deficiente visual e conquistou a medalha de ouro no Parapan de Toronto, em 2015. Como porta-bandeira, ele saiu na frente da delegação brasileira, representada por 400 pessoas, entre atletas, funcionários de apoio e integrantes das comissões técnicas.

jogos-parapan-americanos-esportes-136
#pracegover: Leomon Moreno, vestindo uniforme da seleção brasileira, carrega a bandeira do Brasil. Ele é seguido por outros atletas. Foto: COB / Daniel Zappe_EXEMPLUS_CPB.

Na cerimônia de abertura, os donos da casa destacaram, entre outros aspectos, a biodiversidade e a história do Peru com encenações e apresentações de dança. A tocha paralímpica, símbolo da competição, foi acesa pelo ex-nadador peruano Jimmy Eulert.

Até o fechamento desta edição do Joca, o Brasil seguia em primeiro lugar no quadro de medalhas do torneio, com 27 de ouro, 22 de prata e 28 de bronze. Estados Unidos e México ocupavam a segunda e terceira posições, respectivamente.

Glossário

Goalball: jogo praticado por deficientes visuais. O objetivo é lançar bolas em direção à rede oposta.

Jogos Parapan-Americanos: competição que envolve países das Américas. Os atletas participantes são portadores de algum tipo de deficiência.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 136 do jornal Joca.

Enquete

Reciclagem é suficiente para salvar o planeta?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido