Pela primeira vez, pontífice é estadunidense
Em 8 de maio, o novo papa, maior autoridade da Igreja Católica, foi escolhido pelo conclave. Robert Francis Prevot, natural de Chicago, Estados Unidos, agora é o papa Leão XIV (14), o 267º chefe da Igreja Católica. Leão XIV é o primeiro pontífice norte-americano do Vaticano.
O papa foi escolhido após a quarta votação do conclave (saiba aqui como o processo funciona) e a terceira do dia 8. Quando os cardeais entraram em um consenso, a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano.
Por volta de 19h no horário de Roma, Itália, o novo papa saiu na sacada da basílica de São Pedro e discursou para uma multidão. Para atuar como papa, Prevot escolheu o nome Leão , que foi usado pelo última vez em 1878 (Leão XIII).
Em seu discurso, Leão XIV ressaltou o poder da igreja em unificar os fiéis e todos caminharem em um mesmo caminho. O novo pontífice também declarou que a fé católica precisa estar aberta para o diálogo com todos, recebendo aqueles que mais precisam. De acordo com suas manifestações e posicionamentos anteriores, estudiosos especulam que Leão XIV deve seguir o mesmo tipo de atuação de Francisco, o último papa, porém de maneira mais moderada e reservada.
Embora seja estadunidense, Robert Prevot atuou a maior parte do tempo como missionário e bispo no Peru, de onde também tem cidadania. Isso o tornou bem conhecido pelos fiéis latino-americanos. É formado em Matemática pela Universidade Villanova, possui mestrado em Teologia pelo Catholic Theological Union, em Chicago, e doutorado em Direito Canônico pelo Colégio Pontifício de Santo Tomás de Aquino, em Roma. Prevot entrou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em 1977. Em 2023, foi escolhido por Francisco para nomear bispos em todo o mundo.
Fontes: The New York Times , Folha de São Paulo, G1, O Globo
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.