VATICAN CITY, VATICAN - SEPTEMBER 26: Pope Francis waves to the faithful as he arrives in St, Peter's square for his weekly audience on September 26, 2018 in Vatican City, Vatican. In a 'Message to Catholics of China and to the Universal Church,' Pope Francis explains the reasons for signing the Provisional Agreement with the PeopleÕs Republic of China: to promote the proclamation of the Gospel, and to establish unity in the Catholic community in China. (Photo by Franco Origlia/Getty Images)
O Papa Francisco é o primeiro papa a ser convidado para ir à Coreia do Norte dezoito anos. Foto: Franco Origlia/Getty Images

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, convidará o Papa Francisco para uma visita a Pyongyang, capital do país.

O convite será entregue por mediação do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, que estará no Vaticano, sede da Igreja Católica na Itália, na próxima semana. A informação foi divulgada em 9 de outubro pelo porta-voz oficial da Coreia do Sul, Kim Eui-kyeom.

O gesto é visto como um ato conciliatório, uma vez que a Coreia do Norte e o Vaticano não têm relações diplomáticas formais. É a primeira vez que um papa é convidado para ir ao país desde 2000.

O Papa Francisco já manifestou mensagens de apoio à histórica cúpula entre o líder norte-coreano e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Kim e Trump

Trump disse, através do seu Twitter em 7 de outubro, que espera uma segunda reunião com Kim Jong-un.

https://twitter.com/realDonaldTrump/status/1048946652621541377

@SecPompeo [Mike Pompeo] teve um bom encontro com o presidente Kim hoje em Pyongyang. Progresso alcançado nos acordos da Cimeira de Singapura! Estou ansioso para ver o presidente Kim novamente, num futuro próximo.

Em junho desse ano, Trump e Kim se reuniram em Cingapura e a cúpula terminou com a promessa de Kim de desnuclearizar a península coreana.

Trump se referiu de maneira positiva ao encontro do seu secretário de Estado, Mike Pompeo, com Kim. Pompeo e o norte-coreano trataram sobre o pacto de desnuclearização coreano.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido