Sites, games, aplicativos… Embora essas ferramentas sejam muito usadas no dia a dia, nem todo mundo sabe como elas são feitas. Boa parte do segredo está na programação, ou seja, no ato de dar instruções para uma máquina, elaborando um “roteiro” para que ela faça o que você deseja.

Nos últimos anos, a prática chamou a atenção de jovens. É o caso de Sophia C., 11 anos, que frequenta há um ano um curso de programação, no qual aprende conceitos e desenvolve jogos. “No fim do ano passado, nós fizemos um grande game. Tivemos que desenhar a arte, programar tudo”, conta. “No início, programar pode parecer impossível (risos), mas, com o tempo, você percebe que só precisa se dedicar e prestar muita atenção.”

Programação de um jeito simples
Febre entre crianças e adolescentes, o Scratch, site de programação gratuito, tornou-se uma opção para quem que não entende muito de códigos de programação, mas quer produzir os próprios projetos.

Com a ferramenta, é possível usar recursos simples para criar conteúdos como jogos e animações. “Você pode inventar o que quiser”, resume Felipe P., de 11 anos, que costuma usar o Scratch em um espaço de atividades que frequenta no contraturno da escola. “Um dos jogos que eu fiz foi um labirinto com três fases. Você tinha cinco vidas e, se encostasse nos quadradinhos, voltaria para o início”, conta ele.

Felipe P. / #pracegover: Felipe P. está sentado diante de um computador. Ele usa camiseta cinza com mangas curtas vermelhas. Felipe está entretido programando um aparelho eletrônico. Diante dele, do lado aposto, duas meninas também estão usando um computador para programar. Crédito da imagem: divulgacão.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 731 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido