A versão australiana do jornal britânico The Guardian publicou, no dia 1º de fevereiro, o primeiro artigo feito por um robô. O texto, no site da publicação, traz um balanço das doações recebidas pelos partidos políticos da Austrália nos últimos anos e foi feito a partir de um conjunto de dados, que, inseridos em um modelo de texto, deram origem à notícia.

De acordo com o jornal, a iniciativa de colocar uma máquina para criar um texto se deve à grande quantidade de notícias que os jornalistas precisam escrever atualmente. Isso muitas vezes deixa esses profissionais com pouco tempo para se dedicar a reportagens que precisam de mais investigação.

Feito por um robô, o texto fala sobre doações recebidas por partidos políticos da Austrália | pracegover: a imagem reproduz a tela do website onde a notícia feita por um robô foi publicada. O texto está em inglês e traz uma imagem com notas do dinheiro local. Crédito da imagem: reprodução.

Com o ReporterMate, como o robô responsável pelo artigo foi chamado, matérias que envolvam muitas análises matemáticas, por exemplo, podem ser resolvidas em menos tempo, liberando a agenda dos jornalistas.

Entretanto, o robô só faz textos padronizados, como balanços sobre a economia ou a previsão do tempo. Os humanos seguem sendo mais do que necessários quando uma reportagem precisa de estudo ou investigação, como descobrir os motivos para o clima estar alterado ou entender os fatores que fazem a economia mudar.

A inciativa da publicação The Guardian é uma inovação no jornalismo, mas não é inédita. O jornal Los Angeles Times, dos Estados Unidos, por exemplo, usa o robô QuakeBot há alguns anos, apenas para textos com dados específicos.

Fontes: Los Angeles Times, Narrative Science e The Guardian.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 125 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido