
O ex-presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), João Havelange, morreu na terça-feira (16), no Hospital Samaritano do Rio. Ele estava internado desde julho para fazer um tratamento contra uma pneumonia.
Havelange completou 100 anos de idade no dia 8 de maio.
O brasileiro foi um dos dirigentes mais conhecidos do esporte mundial. Ele renunciou ao cargo de presidente de honra da Fifa em 2013 e deixou de ser membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) por ter sido muito criticado.
Havelange foi atleta olímpico de natação e polo aquático. Foi eleito presidente da Fifa em 1974 e ficou no cargo até 1998, quando foi substituído pelo suíço Joseph Blatter. Joseph também deixou a presidência após ser acusado de corrupção em uma operação que levou vários diretores à prisão, inclusive o brasileiro José Maria Marin.
A Fifa afirma que Havelange comandou alterações importantes quando era presidente e também promoveu o aumento no número de países na Copa do Mundo (de 16 para 32).
Ele também ajudou a criar novas competições de futebol como mundiais Sub-17 e Sub-20, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo feminina. O número de funcionários da Fifa aumentou de 12 para 120 na gestão de Havelange. Ele organizou seis Copas do Mundo.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.