Por Martina Medina

Fã de O Rei Leão, o ilustrador Vilmar Rossi Júnior homenageou a animação ao substituir personagens e cenários da savana africana por uma versão amazônica do desenho. Onze ilustrações foram postadas pelo artista nas redes sociais em 18 de julho, data de lançamento da versão computadorizada do desenho de 1994, que segue em cartaz.

Rei Leão brasileiro
#pracegover: onça-pintada (usando cocar indígena) e seu filhote observam o horizonte, imitando a cena do filme. Araras sobrevoam o cenário. Imagem: divulgação https://www.instagram.com/vilmarrossijunior

Com as notícias sobre o aumento de queimadas na Amazônia em agosto (saiba mais na edição 136 do Joca), a série ganhou mais duas ilustrações denunciando o fogo na região.

Na adaptação, a onça-pintada substitui os leões Simba, Nala, Mufasa e Sarabi. Já o javali Pumba dá lugar ao nosso porco-do-mato. “Com o calau Zazu, o esperado seria adaptar com um tucano, mas optei pelo araçari, um parente menos conhecido”, conta Vilmar, que deseja chamar a atenção para as espécies desconhecidas ou em risco de extinção.

Morador da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o artista confessa nunca ter visto pessoalmente os animais que registra nas ilustrações. “Esse trabalho me fez perceber isso, e agora quero muito resolver essa falta”, diz ele, que também considera compartilhar as descobertas em um livro educativo.

A ideia se une a outras produções nacionais que buscam ampliar o conhecimento sobre espécies nativas do Brasil, como as animações Rio, Tainá e Peixonauta e o game Guardiões da Floresta.

Onça-pintada e Araçari
#pracegover: duas onças-pintada filhotes brincam com o pássaro araçari. Imagens: divulgação https://www.instagram.com/vilmarrossijunior

Conheça todos os personagens criados por Vilmar no site do Joca: jornaljoca.com.br

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 137 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • maria clara azambuja prosdocimi albert

    4 anos atrás

    eu gostei da noticia. a minha escola recebe alguns jornais as vesses para fazer rezenha. eu gosto quando aparece algumas noticias legais e interesantes como essa.

  • Julia silva Alves

    3 anos atrás

    Eu também gostei da notícia !

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido