Os membros da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) escolheram o curta-metragem Ilha das Flores (1989), dirigido por Jorge Furtado, como o primeiro colocado da lista de melhores curtas brasileiros de todos os tempos.

A relação inclui cem filmes produzidos de 1931 a 2018, votados por críticos, pesquisadores e professores de todo o país.

#pracegover: cena do documentário Ilha das Flores. A imagem mostra uma balança de supermercado onde está sendo pesado um saco com tomates vermelhos. Crédito: Reprodução de vídeo

Completando 30 anos, Ilha das Flores discute temas que continuam atuais, como a fome e o descarte de lixo. O filme mostra o caminho de um tomate desde a colheita até o destino final: o aterro de Ilha
das Flores, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O lugar funciona como um depósito de lixo
onde, após os porcos comerem o que é descartado, moradores do local escolhem a “refeição”
entre o que sobrou.

Em 1990, pouco depois do lançamento, o curta venceu o prêmio Urso de Prata do Festival de Berlim (Alemanha), que é dado ao segundo melhor colocado, na categoria curta-metragem, além de outros
prêmios nacionais e internacionais.

O que é um curta-metragem?
É um filme de curta duração, mas o tempo máximo varia. Para concorrer ao Oscar, por exemplo, um curta não pode ultrapassar 40 minutos, contando os créditos. No Brasil, esse tipo de filme pode ter até 15 minutos — Ilha das Flores dura pouco mais de 13. A lista da Abraccine inclui também médias-metragens, que têm duração de até 50 minutos.

“O vídeo traz uma realidade do Brasil: de um lado uma família que possui dinheiro e do outro um grupo de pessoas que não tem o que comer e vai pegar comida no lixão. Isso mostra a desigualdade socioeconômica”, Arieh S., 14 anos.

#pracegover: a imagem mostra o garoto Arieh S. olhando para frente. O rosto dele está enquadrado em uma moldura vermelha. Crédito: arquivo pessoal.

Fontes: Abraccine, Adoro Cinema, G1 e Nexo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 131 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido