censo ibge 2022 184
Recenseador do IBGE visita casa durante o Teste Nacional do Censo Demográfico de 2022, seguindo os protocolos de segurança da pandemia. / #pracegover: foto do recenseador de costas, em frente a portão de casa, vestindo camiseta preta com inscrição do IBGE. Crédito de imagem: TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL.

Dados do Teste Nacional do Censo Demográfico de 2022, divulgados em 17 de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que mais da metade da população brasileira é formada por mulheres. Enquanto elas correspondem a 51,7% da população, os homens são 48,3%. Outro número trazido pela pesquisa é sobre a população idosa, de 60 anos ou mais: são 18.575 pessoas entre os entrevistados, ou 16,7% deles.

É a primeira vez que se faz um Teste Nacional do Censo. A pesquisa consultou 111.184 pessoas no Brasil, com visitas a 59.535 endereços, e foi realizada de novembro do ano passado a fevereiro de 2022, nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Segundo o IBGE, o objetivo do levantamento prévio é avaliar e aperfeiçoar equipamentos, sistemas, questionários e profissionais para que tudo esteja pronto para a pesquisa completa do Censo Demográfico, marcada para acontecer em agosto.

As localidades que participaram do teste serão visitadas novamente pelos recenseadores, profissionais do IBGE responsáveis por entrevistar a população. Mais de 70 milhões de domicílios no país receberão a visita de 180 mil deles a partir de agosto. Os recenseadores seguem os protocolos contra a covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social, segundo o instituto.

Porcentagem de homens e mulheres no Censo de 2010
Mulheres: 51,03%
Homens: 48,97%
Fonte: IBGE (dados referentes ao total da população em 2010).

Porcentagem de homens e mulheres no Censo de 2022
Mulheres: 51,7%
Homens: 48,3%
Fonte: IBGE (dados referentes à população consultada no Teste Nacional do Censo Demográfico de 2022).

O que é o Censo Demográfico?
Ele calcula quantos brasileiros estão vivos e como eles vivem. As informações são importantes para desenvolver políticas públicas e orientar em que áreas os governos devem investir dinheiro para melhorar a vida da população.

O levantamento mais recente é de 2010. A nova edição estava marcada para acontecer em 2020, mas foi adiada para 2021 em virtude da pandemia. No ano passado, por corte de verba decidido pelo governo federal, o censo foi cancelado novamente. O Supremo Tribunal Federal interveio na decisão, exigindo que a pesquisa acontecesse em 2022.

Desemprego cai para 11,2%, mas 12 milhões ainda estão sem trabalho
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,2% entre novembro de 2021 e janeiro deste ano. Este é o menor índice para o período desde 2016, quando o percentual de desempregados era de 9,6%. Os números fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada pelo IBGE no dia 18 de março.

São 858 mil pessoas a menos em busca de trabalho do que três meses antes e 2,7 milhões desempregados a menos quando a comparação é com o mesmo período no ano anterior. Apesar disso, 12 milhões de cidadãos ainda estão sem trabalho no país.

Fontes: IBGE, G1, Nexo e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 184 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido