Os pais já sabem que é preciso ficar atentos à educação dos filhos em todas as situações de sua vida: no convívio com os amigos, nos momentos de estudo e também nas horas de lazer.

Mas isso não significa privá-los da alegria de ser criança e de aprender enquanto se divertem. É preciso ter criatividade para educar nas horas de lazer, e os filmes infantis podem ser grandes aliados.

Repletos de emoção, magia e valores humanos essenciais para a formação da criança, os filmes infantis têm o papel não só de entreter, mas de ensinar sobre peças fundamentais do comportamento, como respeito, confiança e amor.

De quebra, você ainda passa um momento agradável com a criança! Então, pode separar a pipoca: hoje vamos indicar alguns filmes infantis para você assistir e aproveitar o tempo ao lado de seus filhos.

1. Kubo e a Espada Mágica

Kubo e a Espada Mágica conta a história do protagonista Kubo, que vive uma vida tranquila com sua mãe em uma cidade litorânea do Japão. Mas tudo vira de cabeça para baixo quando ele, acidentalmente, convoca um espírito vingativo do passado.

Para salvar sua família, ele deve encontrar uma armadura mágica que pertencia a seu falecido pai, um lendário guerreiro samurai. Para isso, Kubo conta com ajuda da sabia Monkey e do guerreiro Beetle.

Kubo e a Espada Mágica é uma história incrível sobre superação, autoconhecimento, amizade e valores familiares, para encantar pais e crianças de todas as idades.

2. A Tartaruga Vermelha

O filme mostra a história de um homem que, após sobreviver a um naufrágio, passa anos em uma ilha deserta, cercado apenas de pequenos caranguejos, tartarugas, aves e uma série de fenômenos meteorológicos nem sempre favoráveis a sua sobrevivência.

Sem qualquer diálogo, apenas com trilha sonora conduzindo a história, a trama nos apresenta o momento em que o protagonista constrói uma jangada para sair da ilha, mas é sabotado sempre por uma grande tartaruga vermelha.

Uma história digna de grandes fábulas, transitando entre o lúdico, o encantado e o realismo através de metáforas, A Tartatuga Vermelha é um filme singelo, mas educativo e muito belo.

3. Moana – Um mar de aventuras

Desde que Frozen – Uma Aventura Congelante virou febre entre as crianças, a expectativa para o próximo filme da Disney com uma protagonista feminina só cresceu. E Moana – Um Mar de Aventuras não decepcionou.

O filme conta a história da corajosa Moana, uma adolescente filha do chefe da ilha onde vive. Contrariando as ordens do pai e os costumes do vilarejo, a protagonista segue seus instintos e parte em uma aventura pelos sete mares na esperança de salvar seu povo de um perigo que se aproxima.

Durante essa jornada, Moana aprende a ser a líder que nasceu para ser, e conhece mais sobre a história de seus ancestrais.

Um show musical, Moana – Um Mar de Aventuras é uma história divertida e carregada de princípios, ensinando sobre o valor da família, das grandes amizades e sobre confiar em si mesmo.

4. Minha vida de abobrinha

Abobrinha, como o protagonista de nove anos de idade é apelidado, é um garoto intrigante e único, mas sua história pode facilmente ser reconhecida em inúmeras situações reais.

Após a morte repentina da mãe, o menino fica na companhia de um amigo, o policial Raimundo, e é levado para o seu novo lar adotivo, onde conhece outros órfãos de sua idade.

Apesar da carga, a princípio, dramática demais para filmes infantis, Minha Vida de Abobrinha apresenta o realismo com a leveza e esperança de uma história contada pelo ponto de vista das crianças.

Ao longo dos 60 minutos, acompanhamos o protagonista enquanto ele abaixa suas barreiras sobre aquela nova vida, aprendendo a confiar, aos poucos, e também a encontrar o amor, verdadeiros amigos e, — por que não? — uma família.

Uma animação singela e delicada, indicada ao Oscar ao lado de grandes produções como Zootopia – Essa Cidade é o Bicho e Moana – Um Mar de Aventuras.

5. Procurando Dory

Quem tem filhos um pouco mais velhos deve se lembrar de quando a animação Procurando Nemo, da Disney/Pixar, estourou em 2003. Toda a criançada se divertiu com os personagens Nemo, Marlin e Dory e saiu do cinema falando baleiês.

Quase 15 anos depois, os carismáticos peixinhos voltaram para uma nova aventura. Em Procurando Dory, como o nome sugere, quem se perde é Dory, peixinha azul com perda de memória recente.

A animação, como a maioria dos filmes infantis da Disney/Pixar, é incrivelmente divertida e engraçada. Mas a mensagem que se sobressai mesmo é: valorize a família e as amizades, respeite as diferenças, enxergue seus defeitos e entenda que você é especial do jeitinho que é. Uma animação linda para crianças e também para adultos.

6. Zootopia – Essa cidade é o bicho

Zootopia é uma cidade grande, diferente de todas as outras. Nela, os humanos nunca existiram e todos os lugares são formados por habitats onde convivem, em um único lugar, animais de diferentes tipos.

Apesar da bicharada, é uma cidade grande comum: com policiais, servidores públicos e até vendedores de sorvete.

A história começa mesmo quando conhecemos Judy Hopps, uma coelhinha do interior que vai para Zootopia com o sonho de ser uma grande policial. Só tem um problema: ela é o primeiro e único animal pequeno em um departamento formado por grandes e fortes predadores.

Claro que isso não amedronta nossa protagonista, que agarra com unhas e dentes o seu primeiro caso e, para solucioná-lo a todo custo, conta com a ajuda da raposa carismática e malandra Nick Wilde.

Seguindo a linha de filmes infantis carregados de valores humanos por trás de uma boa história, Zootopia ensina muito sobre diversidade e mostra que, às vezes, o preconceito pode existir sem que nos demos conta — além de propor, é claro, uma quebra desses paradigmas sociais.

7. Snoopy e Charlie Brown – Peanuts, o filme

Essa com certeza é uma animação que vai agradar não só as crianças, mas trazer uma dose de nostalgia para os pais. Snoopy e Charlie Brown – Peanuts, o filme traz de volta toda a turma de Snoopy e Charlie Brown (o “Amendoim”), dosando o melhor das animações 3D com o 2D já conhecido nas antigas histórias da turminha.

Assim como em todas as outras aventuras, Peanuts – o Filme é uma história carregada de otimismo, que deixa aquele gostinho de como é bom ser criança, brincar e aprender com cada novo desafio.

Gostou das nossas indicações? Então prepare a pipoca e pode começar a sessão cinema em casa com a criançada. Não deixe também de assinar a nossa newsletter para receber por e-mail todas as novidades do Jornal Joca!

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Aluno Carmo Mangia 25

    2 anos atrás

    tem mesmo são todos muitos legais

  • Isabella Andrez

    5 anos atrás

    Que legal esses filmes deve ser muitas aventuras

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido