#PraCegoVer: A imagem foi retirada de um vídeo de câmera de segurança. Nela, um urso-polar está andando pelo corredor de um prédio. As paredes e portas são azuis e estão descascadas. Crédito da imagem: reprodução.

Dezenas de ursos-polares estão entrando no arquipélago de Novaya Zemlya, na Rússia, e invadindo casas e prédios. A situação, chamada por ambientalistas de “a maior invasão de ursos-polares da história do país”, obrigou o governo local a declarar estado de emergência. No vilarejo de Belushya Guba, onde 52 animais foram avistados, cercas de proteção foram colocadas perto de creches. Veículos especiais estão levando pessoas até o trabalho para evitar possíveis ataques.

Segundo a organização ambiental World Wide Fund for Nature (WWF), as mudanças no clima estão obrigando ursos-polares a deixar seu habitat, chegando a locais ocupados por humanos. Com o aumento da temperatura do planeta, as geleiras (onde esses animais vivem) derretem, forçando-os a procurar por comida na costa, onde são atraídos pelo cheiro dos alimentos jogados no lixo.

Para proteger a população, um time de especialistas será encaminhado ao local. Embora a alimentação do urso-polar não inclua humanos, eles podem atacar caso se sintam ameaçados.

Fontes: Aquário de São Paulo, CNN, Live Science, Polar Bears International, SeaWorld Park and Entertainment, Superinteressante, The Guardian, Russian News Agency e WWF.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 126 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido