As principais notícias ao redor do globo
Em 15 de agosto, o presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, afirmou que buscará diálogo com a Coreia do Norte. A declaração ocorreu durante as comemorações dos 80 anos da libertação do domínio colonial japonês, único feriado celebrado simultaneamente pelas duas Coreias. Lee também disse que pretende restaurar o pacto militar de 19 de setembro de 2018, que, na época, suspendeu atividades militares na fronteira, mas vem sofrendo suspensões.
Fontes: Folha de S.Paulo e Al Jazeera.
Documentos de turistas são roubados por hackers na Itália
A Agência Para a Itália Digital (Agid), órgão do governo que cuida dos sistemas digitais do país, anunciou, em 14 de agosto, que dezenas de milhares de documentos de identidade de turistas foram roubados de servidores e colocados à venda na dark web (parte da internet em que ocorrem atos ilegais). Isso aconteceu depois que hackers invadiram os sistemas de hotéis, que digitalizam documentos como passaporte e carteira de identidade dos hóspedes.
Fontes: Estadão e Terra.
Rússia restringe uso do WhatsApp e Telegram no país
No dia 13 de agosto, o Ministério do Desenvolvimento Digital da Rússia anunciou que vai restringir parcialmente chamadas de voz e vídeo realizadas pelos aplicativos WhatsApp e Telegram. Isso acontece, segundo o comunicado oficial, porque as plataformas estrangeiras não estão colaborando com investigações. O governo também está exigindo que as empresas responsáveis abram escritórios com representações legais no país, cumpram com todas as leis locais e cooperem com as forças de segurança.
Fontes: Folha de S.Paulo e Euronews.
Bolívia realiza primeiro turno das eleições presidenciais
O primeiro turno das eleições presidenciais da Bolívia foi realizado em 17 de agosto. Foram para o segundo turno os candidatos Rodrigo Paz (Partido Democrata Cristão) e Jorge Quiroga (Aliança Livre). Nessa primeira etapa, Paz ficou na primeira colocação, com 32,08% dos votos válidos, enquanto Quiroga obteve 26,94%. O atual presidente do país, Luis Arce, desistiu de concorrer à reeleição em maio deste ano e declarou apoio ao ex-ministro Eduardo del Castillo (MAS), que ficou com apenas 3,2% dos votos. O segundo turno será em 19 de outubro.
Fontes: G1 e BBC.
Trump recebe presidente ucraniano e aliados europeus em reunião sobre a guerra
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e sete líderes europeus para discutir a guerra contra a Rússia, em 18 de agosto. Estiveram presentes Emmanuel Macron (França), Keir Starmer (Reino Unido), Friedrich Merz (Alemanha), Ursula von der Leyen (Comissão Europeia), Mark Rutte (Otan), Giorgia Meloni (Itália) e Alexander Stubb (Finlândia). A reunião foi considerada importante por tratar de um possível fim do conflito, iniciado em fevereiro de 2022. Poucos dias antes, em 15 de agosto, Trump se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin, que reafirmou suas exigências para encerrar a guerra, incluindo a anexação de territórios como a Crimeia. Zelensky, por sua vez, declarou que não pretende ceder nenhuma região à Rússia.
Fontes: G1, O Globo e InfoMoney.
Fortes chuvas deixam mortos e desaparecidos na China
Em 16 de agosto, uma enchente repentina atingiu o norte da China, deixando ao menos oito mortos e quatro desaparecidos. Segundo a agência estatal Xinhua, o transbordamento de um rio na região da Mongólia Interior provocou o desastre. Um grupo de 13 pessoas que acampava na cidade de Bayannur, destino tradicional para campistas, foi arrastado pela correnteza. O país vem enfrentando chuvas mais intensas do que o normal, como as que, no mês passado, atingiram Pequim, causando a morte de pelo menos 44 pessoas e a evacuação de mais de 70 mil moradores.
Fontes: Estadão e G1.
Calor extremo provoca incêndios na Espanha
A Espanha enfrenta a terceira semana seguida de alerta para calor intenso. As altas temperaturas provocaram incêndios florestais que já devastaram 343 mil hectares, o maior número em duas décadas. Os focos se concentram no oeste e noroeste do país. Cerca de 3.500 militares da Unidade Militar de Emergência atuam nas áreas afetadas e 15 estradas permanecem interditadas. Nas redes sociais, o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, afirmou que o “governo está combatendo o fogo com todos os recursos disponíveis”.
Fontes: G1, Agência Brasil e InfoMoney.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.