As principais notícias ao redor do planeta
Em 23 de fevereiro, a aliança dos partidos União Democrata Cristã (CDU) e União Social Cristã (CSU) venceu as eleições federais na Alemanha, com 28,5% dos votos. A Alternativa Para a Alemanha (AfD) ficou em segundo, com 20,8%, seguida pelo Partido Social-Democrata (SPD), do atual primeiro-ministro, Olaf Scholz, com 16,4%. Friedrich Merz, líder da CDU, deve ser o próximo chanceler. Na Alemanha, o voto é concedido aos partidos, não aos candidatos. Merz anunciou que planeja formar o novo governo até a Páscoa, em 20 de abril.
Fontes: Estadão, G1 e CNN Brasil.
Animação chinesa se torna a maior da história
Em 18 de fevereiro, a animação chinesa Ne Zha 2 ultrapassou o recorde de Divertida Mente 2 e se tornou a animação com maior bilheteria da história do cinema. Enquanto o filme da Pixar faturou 1,68 bilhão de dólares (cerca de 9,62 bilhões de reais), o longa que explora a história de uma lenda famosa da China já arrecadou 1,69 bilhão de dólares (9,68 bilhões de reais). Quase todo o faturamento veio diretamente de cinemas chineses. A previsão é de que a animação chegue aos outros países do mundo ao longo deste ano, inclusive no Brasil.
Fontes: Ingresso.com e Omelete.
Elon Musk manda e-mail cobrando funcionários dos Estados Unidos
Quase todos os funcionários do governo dos Estados Unidos receberam um e-mail do empresário Elon Musk, em 22 de fevereiro, pedindo que explicassem o que haviam feito durante o trabalho ao longo da semana. Desde que Donald Trump assumiu a presidência do país, Musk trabalha como conselheiro no Departamento de Eficiência Governamental. Mensagens do gênero não são comuns, e o e-mail do empresário gerou reações mistas: algumas áreas orientaram os funcionários a ignorá-lo e outras pediram que todos respondessem. Muitos departamentos estão esperando uma definição do presidente recém-empossado.
Fontes: G1 e BBC.
Jovem conhecido como “calculadora humana” quebra seis recordes em um dia
Em um vídeo divulgado pelo Guinness World Records Book (livro oficial dos recordes) no dia 12 de fevereiro, Aaryan Shukla, um jovem de 14 anos, de Maharashtra, Índia, conhecido popularmente como “calculadora humana” pela habilidade matemática, aparece conquistando novos recordes, como tempos mínimos para adicionar, dividir e multiplicar centenas de números de quatro a 20 dígitos — Shukla bateu todos em um único dia. Antes disso, em 2004, o adolescente já havia quebrado o recorde de tempo mais rápido para somar mentalmente 50 números de cinco dígitos.
Fontes: Guinness World Records Book e The Economic Times.
Homem joga bomba em consulado russo, na França
Um suspeito jogou um dispositivo em frente ao consulado russo em Marselha, na França, no dia 24 de fevereiro — e o artefato explodiu. “Consulado” é o órgão que representa determinada nação dentro de outro país. A mesma pessoa jogou outro dispositivo, que não detonou, e um especialista em desarmamento de bombas foi acionado para desativar a arma. As autoridades locais ainda estão investigando o que motivou o atentado, mas a principal suspeita é de que se trata de um protesto contra a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Fontes: Estadão e InfoMoney.
Avião capota no Canadá e companhia aérea oferece indenização aos passageiros
A Delta Air Lines ofereceu 30 mil dólares (em torno de 171 mil reais) a cada um dos 76 passageiros do avião que capotou ao pousar em Toronto, no Canadá, em 19 de fevereiro. A aeronave sofreu um desequilíbrio ao tocar o solo, causando um incêndio na asa direita e uma explosão que levou ao capotamento. Das 80 pessoas a bordo, incluindo tripulação e passageiros, 21 ficaram feridas, sem vítimas fatais. Ainda não se sabe as causas do acidente — o Conselho de Segurança de Transporte do Canadá investiga o caso.
Fontes: G1 e CNN.
Equador anuncia que pedirá ajuda de outros países no combate ao tráfico de drogas
O governo do Equador anunciou, em 20 de fevereiro, que solicitará o envio de forças especiais de nações aliadas para colaborar com o combate ao tráfico de drogas. As autoridades, no entanto, ainda não revelaram quais países participarão ou quando isso ocorrerá. Eleições presidenciais estão em curso no Equador, e o atual presidente, Daniel Noboa, disputará o segundo turno com a candidata Luisa González, em 13 de abril.
Fontes: Estadão e BBC.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.