Esta matéria foi originalmente publicada na edição 235 do jornal Joca
1 – Philadelphia Eagles vence Super Bowl
No dia 11 de fevereiro, foi realizado, na cidade de New Orleans, nos Estados Unidos, o Super Bowl, como é conhecida a grande final de futebol americano. O Philadelphia Eagles venceu o Kansas City Chiefs por 40 a 22, conquistando o bicampeonato. O tradicional show do intervalo teve como atracão o rapper Kendrick Lamar. Entre os presentes na torcida estavam o jogador de futebol Lionel Messi, a cantora Taylor Swift e o presidente norte-americano, Donald Trump.
FONTES: GLOBO ESPORTE E BBC BRASIL.
2 – Avião cai no Alasca
Uma aeronave caiu na costa oeste do Alasca, nos Estados Unidos, em 6 de fevereiro. O pequeno avião transportava nove policiais do estado norte-americano e o piloto. Não houve sobreviventes. Segundo as autoridades locais, o corpo de todas as vítimas já foi resgatado e os destroços do avião serão analisados para determinar as causas do acidente.
FONTE: CNN BRASIL.
3 – Patagônia argentina sofre com incêndios florestais
Desde o fim de dezembro de 2024, a região da Patagônia em território argentino vem sofrendo com fortes incêndios florestais. As chamas, ocasionadas principalmente pelo tempo seco e sem chuvas, já destruíram mais de 25 mil hectares (um hectare equivale a um campo de futebol) em diversas áreas de províncias como Chubut, Río Negro e Neuquén. De acordo com informações divulgadas pelas autoridades locais no dia 8 de fevereiro, cerca de 800 moradores da região tiveram de deixar a casa em que viviam e uma pessoa acabou morrendo em decorrência dos incêndios.
FONTES: O GLOBO, EXAME E UOL.
4 – Presidente da Colômbia pede renúncia de membros do gabinete
O presidente da Colômbia, Gustavo Preto, anunciou, no dia 9 de fevereiro, que pediu a renúncia de membros de seu gabinete. Segundo o líder político, a mudança aconteceu para equilibrar a atuação do governo às demandas do povo colombiano. “Solicitei a renúncia formal de ministras, ministros e diretores de departamentos administrativos”, publicou Preto na rede social X. O presidente não divulgou quantas e quais pessoas foram impactadas com a mudança, que surge em um momento de crise interna do governo.
FONTES: G1, CNN E UOL.
5 – Equador terá segundo turno nas eleições presidenciais
Cidadãos equatorianos foram às urnas de todo o país para votar nas eleições presidenciais, em 9 de fevereiro. O atual ocupante do cargo, Daniel Noboa, e Luisa González foram os mais votados, com 44,3% e 43,8% dos votos, respectivamente. Com esse resultado, os dois avançam para o segundo turno, que será realizado em 13 de abril.
FONTE: G1.
6 – Israel e Hamas realizam mais uma troca de reféns após cessar-fogo em Gaza
Em 15 de janeiro, foi anunciado cessar-fogo em Gaza, resultado de um acordo entre Israel e Hamas. Quem comunicou a medida foi o primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, que mediou reuniões com representantes do Hamas e de Israel. O acordo envolvia a troca de reféns de ambos os lados; no dia 8 de fevereiro, o Hamas libertou três reféns israelenses em troca de 183 prisioneiros palestinos — essa foi a quinta troca de reféns após o cessar-fogo. Conforme as negociações, essa seria a última ação da primeira fase do tratado; agora, deve ser negociada a libertação de todos os reféns restantes.
FONTES: JORNAL NACIONAL, BBC E G1.
7 – Cidade de Rason, na Coreia do Norte, reabre fronteiras para turismo
A agência de viagens chinesa Koryo Tours anunciou, em 1º de fevereiro, que Rason, cidade que faz parte da zona econômica especial da Coreia do Norte, voltará a receber turistas entre fevereiro e abril. Esta será a primeira vez que as fronteiras de Rason, que faz divisa com a China, serão abertas para visitantes desde o início da pandemia de covid-19, em 2020. Serão permitidos apenas turistas de países que têm relação neutra com a Coreia do Norte e, caso o visitante não seja da China, será preciso apresentar tanto o visto chinês como o norte-coreano. A medida também visa celebrar o aniversário do ex-líder Kim Jong-il (1941-2011).
FONTES: PODER360 E O GLOBO.
8 – Alemães protestam contra extrema direita e políticas anti-imigração
Manifestações contra a extrema direita e políticas anti-imigração ocorreram em diversas cidades da Alemanha, no dia 8 de fevereiro. Em Munique, uma das maiores do país, 250 mil pessoas foram às ruas. Os protestos aconteceram duas semanas antes das eleições federais, marcadas para 23 de fevereiro, em resposta à aproximação de Friedrich Merz, favorito ao cargo de primeiro-ministro, com o partido AfD, que adota uma postura rígida contra a imigração.
FONTES: FOLHA DE S.PAULO E DW.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.