Esta matéria foi originalmente publicada na edição 240 do jornal Joca
Corrida anual de cães da raça corgi é realizada na Escócia
Cachorros da raça corgi participaram, em 19 de abril, da corrida anual realizada na cidade de Musselburgh, na Escócia. O evento, chamado Corgi Derby, foi criado em 2022, em homenagem aos 70 anos de reinado da monarca Elizabeth II, falecida no mesmo ano. A rainha era conhecida por sua paixão pela raça e foi tutora de quase 30 corgis ao longo da vida. A vencedora da edição deste ano foi Juno, de 4 anos, que recebeu um troféu e guloseimas das mãos da treinadora de tênis Judy Murray, mãe do lendário tenista escocês Andy Murray.
FONTES: CNN BRASIL E ASSOCIATED PRESS.
Especialista em objetos históricos da França é acusado de fraude
Em meados de março, Bill Pallot, considerado por muito tempo um dos maiores especialistas em obras de arte do século 18 da França, foi julgado em Pontoise, cidade do país, pelo crime de fraude. Conforme alegam as acusações, Pallot vendeu diversos itens afirmando que se tratava de peças pertencentes a figuras nobres da França, como Maria Antonieta. Posteriormente, em investigações, foi descoberto que as peças não eram itens originais. Ainda em 2016, o Ministério da Cultura da França já havia declarado que investigava a legitimidade de objetos históricos vendidos por um montante de 2,7 milhões de euros (aproximadamente 18 milhões de reais). O caso gerou tanta repercussão que chegou a mudar o padrão de confirmação de autenticidade francês para itens históricos.
FONTES: O GLOBO, FRANCE 24 E AVENTURAS NA HISTÓRIA.
Governo de El Salvador propõe troca de prisioneiros à Venezuela
Em 20 de abril, pelas redes sociais, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, propôs ao governo da Venezuela um acordo para enviar 252 venezuelanos deportados dos Estados Unidos (EUA) que estão no país em troca de “presos políticos” detidos na Venezuela. Além de salvadorenhos, Bukele mencionou quase 50 estrangeiros nas prisões venezuelanas, incluindo cidadãos dos EUA, Alemanha e França. Ele afirmou que apresentará formalmente a proposta por canais diplomáticos. O promotor-chefe da Venezuela, Tarek William Saab, criticou a ideia e acusou El Salvador de manter os deportados presos ilegalmente.
FONTES: DW E CNN BRASIL.
Cientistas ingleses encontram sinais de vida em outro planeta
Segundo nota divulgada em 17 de abril, pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, encontraram, usando o telescópio James Webb, o que podem ser alguns dos sinais mais promissores de vida fora da Terra. O equipamento detectou a presença de dois gases importantes no planeta K2-18b, que está a cerca de 124 anos-luz da Terra (um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano terrestre — em torno de 9,5 trilhões de quilômetros). Os gases detectados são gerados por processos biológicos, ou seja, em que há a presença de organismos vivos. Os cientistas ressaltam, no entanto, que a descoberta ainda não prova que existe vida no planeta — mais testes e estudos precisam ser feitos para identificar qual a origem exata dos componentes.
FONTES: UNIVERSITY OF CAMBRIDGE, THE GUARDIAN, G1, FOLHA DE S.PAULO E BBC.
Rússia retoma ataques na Ucrânia após cessar-fogo
Após o cessar-fogo de Páscoa, a Rússia retomou ataques contra a Ucrânia, em 21 de abril. Segundo autoridades ucranianas, explosões atingiram a cidade de Mykolaiv e alarmes aéreos foram disparados na capital, Kiev. Ainda não há informações sobre danos e feridos. Dias antes, Vladimir Putin, presidente da Rússia, havia anunciado uma trégua no combate por 30 horas entre os dias 19 e 20; mesmo assim, durante o período, ambos os países acusaram um ao outro por tentativas de avanço e ataques em território inimigo. Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, declarou que, apenas na manhã do dia 20, foram registrados 59 bombardeios e cinco ataques pela Rússia. Já de acordo com este país, o cessar-fogo também não foi respeitado pelo exército ucraniano, que teria disparado 444 tiros e 48 drones contra a base da nação.
FONTES: G1, CNN E O GLOBO.
China envia nova missão tripulada ao espaço
A China vai lançar, até o fim de abril, uma nova missão espacial tripulada como parte do plano do país de levar astronautas à Lua até 2030. A missão Shenzhou-20 decolará do centro de lançamento de Jiuquan, no noroeste do país, levando três astronautas com destino à estação espacial Tiangong, onde permanecerão por seis meses. Até o fechamento desta edição do Joca, a identidade dos tripulantes e as atividades que irão desempenhar ainda não haviam sido divulgadas. A nave Shenzhou e o foguete lançador Longa Marcha 2F já estão posicionados no local de lançamento.
FONTES: AGÊNCIA BRASIL E XINHUA.
Parlamento alemão escolherá novo chanceler em maio
A câmara baixa do parlamento alemão (Bundestag, na denominação do país) anunciou que, em 6 de maio, o órgão deverá eleger Friedrich Merz o novo primeiro-ministro (chefe de governo) da nação. Para vencer, Merz precisa que a maioria dos 630 deputados do Bundestag vote por sua colocação. Segundo planos do parlamento, diferentes acordos de coligação entre partidos criaram uma projeção de 328 votos a favor de Merz. Até o momento, o chanceler é Olaf Scholz, que está no poder desde 2021.
FONTES: CNN BRASIL, UOL, EURONEWS E DEUTSCHLAND.DE.
Em 16 de abril, crianças apresentaram peças de teatro kabuki durante o Festival Nagahama Hikiyama, na cidade de Nagahama, no oeste do Japão. As encenações aconteceram em palcos montados sobre carros alegóricos decorados.
FONTES: EURONEWS E NHK.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.