Esta matéria foi originalmente publicada na edição 235 do jornal Joca
Em 23 de janeiro, o cinema brasileiro recebeu três fortes indicações ao Oscar, maior premiação do mundo do cinema, pelo filme Ainda Estou Aqui (2024, classificação indicativa de 14 anos), dirigido por Walter Salles. O longa figura entre os indicados para Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz — pela atuação da Fernanda Torres, que protagoniza a obra — e Melhor Filme. No início de janeiro, Fernanda venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz pela interpretação no longa.
Esta é a primeira vez que um filme nacional é indicado à principal categoria do Oscar. Já para Melhor Filme Internacional, o último ano em que o Brasil esteve entre os nomeados foi 1999, por Central do Brasil, também de Salles.
Ainda Estou Aqui
O filme é uma adaptação do livro de mesmo nome, de Marcelo Rubens Paiva, lançado em 2015. Na obra, Marcelo conta a história de quando o pai, o ex-deputado e engenheiro Rubens Paiva, foi levado de casa por militares durante o período da ditadura (entre 1964 e 1985, em que os militares governaram o Brasil) e desapareceu. Eunice Paiva, esposa de Rubens e mãe de cinco filhos, começa então uma longa busca pelo marido. Anos depois, Eunice se tornou uma importante ativista dos direitos dos povos originários e foi peça fundamental na luta pelo resgate da memória de desaparecidos no Brasil durante a ditadura militar.
CONFIRA OS INDICADOS A MELHOR ANIMAÇÃO NO OSCAR 2025:
FONTES: THE ACADEMY, EXAME E BBC.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.