Iemanjá, a rainha dos mares, é homenageada dia 2 de fevereiro com festas em diversas partes do Brasil. A mais famosa acontece no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, que reune milhares de pessoas. A festa começou às 5h da manhã, com a chegada do presente de Iemanjá e abertura da Colônia de Pescadores. Devotos formaram
Iemanjá, a rainha dos mares, é homenageada dia 2 de fevereiro com festas em diversas partes do Brasil.
A mais famosa acontece no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, que reune milhares de pessoas.
A festa começou às 5h da manhã, com a chegada do presente de Iemanjá e abertura da Colônia de Pescadores.
Devotos formaram uma enorme fila na Casa de Iemanjá para deixar os presentes que serão colocados em cestos e balaios. Os cestos são levados ao alto-mar por pescadores, junto com a oferenda principal, uma baleia de material biodegradável produzida pelo Terreiro Ilê Axé Jybaiê.
Em 2016, ano em que a festa completa 93 anos, os fiéis que jogam presentes no mar para oferecer a Iemanjá, tiveram consciência ecológica e não poluíram as águas.
O presente mais oferecido foram as flores.
Perfumes também foram muito utilizados, mas as pessoas despejavam o líquido sobre as pétalas e guardavam a embalagem antes de entregar a oferenda.
Porém muita gente também mão abriu mão de oferecer os presentes mais tradicionais como: sabonetes, espelhos, bonecas, pentes e itens de maquiagem.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.