Na cidade norte-coreana de Monte Kumgang, famílias que ficaram divididas entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte se reencontraram hoje, 20 de agosto, pela primeira vez desde a separação, ocorrida durante a Guerra da Correia (1950-1953).

A decisão de realizar uma nova série de reuniões entre familiares que não se veem há décadas aconteceu após um encontro entre Kim Jong-un, líder norte-coreano, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, em abril de 2018.

A sul-coreana Lee Geum-Sum, de 92 anos, encontra seu filho norte-coreano Lee Sung-Chul, de 71 anos. Imagem: O Jong-Chan-Korea Pool / Getty Images

Até o dia 22 de agosto, 89 idosos da Coreia do Sul, e seus acompanhantes de viagem, vão passar algumas horas com os familiares que ficaram no Norte.

Separação

Milhões de pessoas, entre irmãos, maridos, esposas, pais, mães e filhos, tiveram que se afastar de suas famílias durante a Guerra da Coreia. Apesar de os conflitos terem acabado em 1953, nunca houve um acordo de paz entre Coreia do Norte e Coreia do Sul. Por isso, os dois países permanecem tecnicamente em estado de guerra e as comunicações entre as famílias separadas seguem proibidas.

Depois do encontro que aconteceu em abril, os líderes dos dois países se comprometeram a assinar um acordo de paz ainda em 2018.

Aos 89 anos, a norte-coreana Cho Soon-Do (à esquerda) encontra sua irmã Cho Hae-Do (à direita), de 86 anos, e seu irmão Cho Do-Jae (no centro), de 75 anos. Imagem: O Jong-Chan-Korea Pool / Getty Images

Uma série de reuniões entre famílias que foram divididas acontece desde o ano 2000. Mas a maioria dos 130 mil sul-coreanos que querem rever seus familiares da Coreia do Norte tem mais de 80 anos. Por isso, é preciso correr contra o tempo para que todos possam se reunir novamente.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • EE Henrique Dumont Villares

    5 anos atrás

    meu nome é Luiza eu sou aluna da professora vanessa isso é triste ficar sem a família mais ainda bem que acabou a guerra

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido