Em 2019, Mauricio de Sousa completa 60 anos de carreira. Como forma de relembrar a trajetória do criador da Turma da Mônica, o Centro Cultural Fiesp, na cidade de São Paulo, recebe a exposição Olá, Mauricio! até o dia 15 de dezembro.

escultura de franjinha e bidu na exposição sobre mauricio de sousa. foto: divulgação
#pracegover: escultura de Franjinha e Bidu na exposição sobre Mauricio de Sousa. Franjinha olha para o cão, que carrega uma caixa sobre as costas. Foto: divulgação.

A mostra, com entrada gratuita, apresenta as principais conquistas e produções do quadrinista e é dividida em três partes. Na primeira, são exibidos quadros da coleção História em Quadrões, em que pinturas famosas são recriadas com personagens da Turma da Mônica como protagonistas. Na segunda parte, é possível ver prêmios e objetos que fazem parte da história de Mauricio de Sousa, como um antigo caderno de caligrafia.

Por fim, a expo tem espaços dedicados a cada uma das “turmas” do universo da Turma da Mônica — Turma do Penadinho, Turma do Chico Bento, Turma da Mônica Jovem, entre outras. Além de encontrar informações sobre as criações de Mauricio, os visitantes podem tirar fotos ao lado de placas de seus personagens favoritos.

Fica a dica!
Histórias publicadas em gibis antigos da Turma da Mônica podem ser encontradas em serviços on-line, como o aplicativo Banca da Mônica e a plataforma de quadrinhos Social Comics.

Quem é Mauricio de Sousa?

mauricio de sousa. foto: divulgação
#pracegover: o cartunista Mauricio de Sousa veste camisa azul com listras brancas e sorri para foto. Foto: divulgação.

Aos 83 anos, ele é o mais famoso e premiado quadrinista brasileiro. Já criou quase 500 personagens, que hoje podem ser encontrados nos gibis, televisão, cinema e YouTube.

Olá, Mauricio!
Horários: de terça a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 20h
Onde: Centro Cultural Fiesp – Av. Paulista, 1.313, Cerqueira César, São Paulo (SP)
Até quando: 15 de dezembro
Entrada gratuita

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 135 do jornal Joca.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • maria 23.4

    2 anos atrás

    nossa que incrível! eu tenho duas professoras que chamam Monica!

  • Isabelle M Ambrosio

    4 anos atrás

    Incrível!!!!!!!!!!!!!! Amo a turma da Monica e o Mauricio de Sousa

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido