Por Joanna Cataldo

Como era a vida no Egito antigo? Quais eram os costumes? Por que se faziam múmias? As respostas para essas e outras questões estão na exposição Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade.

Depois de passar pelo Rio de Janeiro, onde atraiu cerca de 1,4 milhão de visitantes, a mostra foi inaugurada no Centro Cultural Banco do Brasil, na cidade de São Paulo, no dia 19 de fevereiro.

A exposição reúne 140 peças que ajudam a contar a história dessa antiga civilização. São vasos, sarcófagos, objetos de maquiagem e até uma múmia, emprestados pelo Museu Egípcio de Turim, na Itália, que tem o segundo maior acervo de peças egípcias do mundo, atrás apenas do Museu do Cairo, no Egito.

Confira algumas das principais atrações para os visitantes.

sarcófago exposição egito
#pracegover: imagem de sarcófago antigo de Butehamon. Crédito de imagem: divulgação Museu Egípcio de Turim.

 

múmia egípicia
Múmias: os egípcios acreditavam em vida após a morte, por isso, faziam múmias. Para entender como era o processo de mumificação, acesse site do Joca: bit.ly/joca-mumias. / #pracegover: na imagem, uma múmia egípcia e um sarcófago, lado a lado, em exposição. Foto: divulgação.

 

sapato egípcio
Objetos além da morte: nas tumbas, além de múmias, os egípcios colocavam itens que desejavam levar para a vida nova, como sapatos e joias. / #pracegover: um antigo sapato egípcio trançado em fibras naturais. Foto: divulgação.

 

pintura tumba egípcia
Tumba: os visitantes podem entrar na réplica da que pertence à rainha egípcia Nefertari, repleta de diversas pinturas. / #pracegover: antiga pintura egípcia representando momentos do cotidiano que eram estampadas nas tumbas. Foto: divulgação.

 

escultura tumba egípcia
Companhia: segundo a crença egípcia, o dono da tumba também poderia ser acompanhado por pessoas na nova vida. Para isso, fazia-se uma representação de quem ele desejava levar. Na imagem, réplica do dono da tumba com a esposa. / #pracegover: escultura representando o dono da tumba ao lado de sua esposa. Foto: divulgação.

Egito antigo
A civilização que viveu no Egito antigo (entre 3200 a.C. e 30 a.C.) é uma das mais famosas da antiguidade. Esse povo ficou conhecido por suas:

  • Grandes construções: pirâmides e esfinges, entre outros.
  • Crenças religiosas: acreditavam em vários deuses, como Rá, o deus sol, e Nut, a deusa do céu.
  • Conquistas: fizeram várias descobertas em áreas como matemática, astrologia e medicina. Inventaram relógios, ferramentas para cirurgias, pasta de dente e muito mais.
  • Organizações sociais: a sociedade era organizada por grupos, em que cada um cumpria uma função. A posição mais prestigiada era a do faraó, o governante; a menos valorizada era a dos escravos.

 

Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo/SP.
Quando: segunda a domingo (exceto terça), das 9h às 21h. duração: até 11 de maio.
Ingresso: entrada gratuita.

 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 144 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Julia Tavares

    3 anos atrás

    que legal , eu adorei essa edição

  • Beatriz Tavares Laurindo de Cerqueira Melo

    3 anos atrás

    a múmia está com a cabeça achatada.

  • Raphael

    3 anos atrás

    que legal

  • lucas

    4 anos atrás

    oiiii galeraaaa

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido