Dado é referente a 2020, mas não considera totalmente os efeitos da pandemia no país
No dia 25 de novembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a nova expectativa de vida do brasileiro: usando informações de 2020, o dado subiu para 76,8 anos, um pequeno aumento na comparação com 2019, quando o valor era de 76,6 anos (ou seja, dois meses a mais em 2020).
As informações, no entanto, têm como data de referência 1º de julho do ano passado. Ou seja, não consideram os efeitos que a pandemia de covid-19 causou no país no segundo semestre de 2020, quando houve grande aumento no número de mortes causadas pela doença. “Se o Brasil não tivesse vivenciado uma crise de mortalidade em 2020, a expectativa de vida ao nascer seria de 76,8 anos para o total da população”, disse o IBGE em comunicado.
Ainda de acordo com o instituto, os dados sobre a expectativa de vida do brasileiro só levarão a doença totalmente em consideração depois da realização do próximo censo — que deveria ter ocorrido em 2020 e está previsto para acontecer em 2022.
A esperança de vida do brasileiro vem crescendo desde 1940, quando era de 45,5 anos para a população em geral.
Homens e mulheres
A expectativa de vida muda entre a população masculina e a feminina: para os homens, em 2020, 73,3 anos; para as mulheres, no mesmo período, 80,3 anos.
No gráfico abaixo, confira os dados para homens e mulheres em alguns anos anteriores:
O que é expectativa de vida?
Também chamada de esperança de vida ao nascer, é uma estimativa do número de anos que se espera que uma pessoa venha a viver em um país, por exemplo.
Clique aqui para saber mais sobre os dados da população brasileira em 2020. Acesse a reportagem: 2020 foi o ano com o menor número de nascimentos para o Brasil desde 1994, diz pesquisa
Fontes: Agência Brasil, IBGE, G1 e O Globo.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.