Existe alguma conta bancária para as crianças depositarem seu dinheiro? João P.

A pergunta acima veio de um dos nossos leitores. Como já mencionado aqui neste espaço, a principal diferença entre guardar dinheiro em casa e abrir uma conta no banco é que, na segunda opção, o dinheiro pode render frutos, ou seja, pode crescer conforme a rentabilidade dos seus investimentos.

No entanto, será que menores de idade podem ter conta em banco? Sim! Brasileiros de qualquer idade podem ter uma conta bancária em seu nome. Para isso, é preciso ir até uma agência bancária, acompanhado dos pais ou por um responsável legal, com os seguintes documentos:

– RG e CPF: seu e do responsável legal. Caso
você não tenha esses documentos, poderá
utilizar a certidão de nascimento;
– Comprovante de residência do responsável legal.

Ilustracao_Porco_Financas_Edicao_137_Getty_Images
#pracegover: a imagem mostra a ilustração de um porco para guardar moedas. Ele é rosado e há moedas douradas ao seu redor. Ilustração: Getty Images.

Vale lembrar que os serviços oferecidos pelos bancos aos menores de idade são limitados. Normalmente, essas empresas restringem produtos como cartões de crédito, cheque, empréstimos e financiamentos quando o cliente tem menos de 18 anos.

Justamente por essa razão, talvez a melhor saída seja a abertura de uma conta poupança, com o objetivo de depositar seu dinheiro e deixá-lo ali até que você complete 18 anos. Isso se a sua intenção for juntar um valor para usá-lo no futuro.

Agora, se você já recebe uma mesada e quer aprender a lidar com o próprio dinheiro, acompanhar extratos (aquele relatório mostrando tudo o que entrou e saiu da sua conta), fazer escolhas e administrar suas limitações financeiras, existem outras alternativas — ainda que com a supervisão dos seus pais.

A de que eu mais gosto é a opção do cartão pré-pago. São como cartões de banco, porém, feitos para crianças. Com a versão pré-paga, os pais limitam os tipos de gastos e podem acompanhar como o dinheiro depositado no cartão está sendo usado.

Pode ser uma forma interessante de começar a se inteirar sobre a vida financeira. Sempre, é claro, com muita responsabilidade.

Um grande abraço!

Marcelo-Coluna-Financas
#pracegover: Marcelo usa camisa cinza e sorri para a foto. Ele segura uma caneta com a mão direita. Ao fundo, uma parede vermelha. Imagem: divulgação.

Marcelo Siqueira
Planejador financeiro certificado CFP®, formado em economia com pós-graduação em mercado de capitais pela FEA-Fipe. Auxilia famílias e pessoas na condução e otimização de recursos, no planejamento e conquista de sonhos e na construção de patrimônio. marcelo.siqueira@futurarplan.com.br.

Tem outras dúvidas sobre dinheiro e finanças? Mande-as para a gente no e-mail: joca@magiadeler.com.br. Estou pronto para ajudá-lo

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 137 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido