A transição para o 5G tem como objetivo utilizar uma rede mais eficiente. Foto: Weiquan Lin/Getty Images

A rede de telecomunicações AT&T, uma das maiores dos Estados Unidos, anunciou o processo de desligamento da rede 3G a partir do dia 23 de fevereiro, marcando a transição para a rede 5G. Outras empresas da área, como Comcast e Verizon, também encerrarão operações em 3G até o fim do ano.

O desligamento causou protestos entre empresas e pessoas que afirmaram precisar de mais tempo para se adaptar à nova tecnologia. A Aasa (Associação de Superintendentes Escolares) publicou um documento afirmando que 10% dos ônibus escolares públicos do país perderão seus serviços de GPS. Um representante da empresa Connect America, que fornece alarmes de incêndio e segurança, disse em entrevista ao site de notícias Axios que os clientes ficarão sem o serviço depois da mudança.

Rede de sinal da AT&T. Foto: Justin Sullivan/Getty Images

No Brasil, o leilão para saber quem vai distribuir as redes 5G foi realizado em novembro de 2021, com empresas como Vivo e Claro. Ainda não há uma data para o desligamento do 3G em território brasileiro.

O que é 5G?

É a tecnologia que oferece a internet mais rápida que já existiu. A velocidade pode colaborar para o surgimento de inovações como mais robôs autônomos e até a criação de “cidades inteligentes”, com sistema de iluminação pública automatizado e sensores meteorológicos. Outra expectativa é de que o 5G facilite a popularização do metaverso, um ambiente de realidade virtual que pretende substituir as redes sociais (saiba mais na edição 181 do Joca).

Fontes: Agência Brasil, Canaltech, CNN, Exame, Folha de S.Paulo, Istoé Dinheiro e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • eacjj05@eac.com.br

    2 anos atrás

    gostei

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido