Outros países da Europa também sofreram com queda de energia
Durante o horário de almoço do dia 28 de abril, um apagão de grande alcance atingiu a Europa, com consequências maiores na Espanha e Portugal. A queda de energia impactou, principalmente, os sistemas de transporte público e comunicação. Pessoas ficaram sem sinal de celular por horas em centros urbanos dos dois países. Na França, Alemanha, Suécia e Países Baixos também houve falhas de energia em algumas localidades, mas em menor escala.
Nas ruas, com o desligamento dos semáforos pela falta de energia, o trânsito em metrópoles ficou caótico, com policiais atuando para direcionar os carros. Aeroportos, vias de trem e metrô também tiveram o funcionamento alterado, com pessoas sendo retiradas das estações.
De acordo com informações da Red Electrica, responsável pelo abastecimento elétrico na Espanha, as causas do apagão serão investigadas e as devidas providências estão sendo tomadas, com outras empresas do setor, para que a energia volte logo. Em Portugal, a E-Redes também informou que está trabalhando para que a rede elétrica volte a operar no país, assim como declarou a Redes Enérgicas Nacionais (REN), que atua em toda a nação portuguesa. Governos de ambos os países mobilizaram reuniões de emergência para lidar com a crise.
Em Madri, lojas ficaram sem ar-condicionado e água encanada, recebendo pagamentos apenas via pix, além de um jogo de tênis do torneio ATP Masters 1000, um dos maiores do mundo, também precisar ser interrompido. Em Portugal, diversos bancos paralisaram as operações.
Aeroportos, por sua vez, estão funcionando com geradores de emergência, ocasionando o atraso de diversos voos. Segundo apuração do jornal El País, o Instituto Nacional de Cibersegurança (Incibe), da Espanha, está investigando a possibilidade de um ciberataque por trás do apagão. Autoridades de Portugal também cogitam a possibilidade.
Algumas regiões já recobraram a energia elétrica, enquanto outras permanecem no escuro.
Fontes: Reuters, CNN, Folha de S.Paulo e The Guardian.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.