Matéria originalmente publicada no Joca 111

Existe um oásis diante da fome e pobreza em que vivem os indianos das aldeias dos estados de Tamil Nadu e Karnataka, no sul e sudoeste da Índia: uma escola chamada Shanti Bhavan. Nela, as crianças são educadas para ser livres.

O projeto foi criado, em 1997, pelo empresário indo-americano Abraham
George e sobrevive de doações. Na série documental de quatro capítulos produzida pela Netflix Daughters of Destiny (Filhas do Destino) é possível conhecer as conquistas e dificuldades da escola por meio da história de cinco meninas.

O colégio, em Bangalore, aceita apenas uma criança de cada família, que mora e estuda lá dos 4 anos até a conclusão do ensino médio. A cada seis meses, o aluno volta para a aldeia de origem e enfrenta grande conflito por crescer distante da família.

Além de aprender inglês (o que não acontece no ensino público), os alunos da Shanti Bhavan são estimulados a ser líderes, cobrados a estudar em boas universidades e ajudar a família e a comunidade. Como os inscritos vêm de famílias de baixa renda, 95% são dalits.

Depoimentos de alunos que estudam na Shanti Bhavan

Rebecca

Meu nome é Rebecca e eu estudo no Shanti Bhavan, um internato na Índia, onde estudam crianças que vêm de famílias abaixo da linha de pobreza. Eu frequento o colégio desde os 4 anos de idade. Para mim, a escola é sinônimo de risadas, amor e amizade.

No Shanti Bhavan eu tive a oportunidade de fazer coisas que não podia em casa. Lá, eu não só recebo educação, como pratico esportes, faço arte e encontro com pessoas de todos os lugares do mundo. Todos os dias são como novos capítulos de um livro, cheio de experiências únicas. Tenho a chance de fazer coisas de que eu amo, como jogar futebol.

Quando vou para casa e encontro com minha mãe e minhas irmãs, eu vejo muitas crianças que não têm o privilégio de receber a educação de qualidade que eu tenho.

No futuro, eu quero ser dentista. Meu sonho é ajudar as crianças a compartilhar sorrisos especiais. Eu acredito que todos podem ter um futuro brilhante e só estão esperando o momento certo para mostrar isso. Espero poder ajudá-los a chegar a esse futuro por meio do meu trabalho como dentista.

Dhanush

Crianças sorrindo, pássaros cantando, professores educando e a pobreza diminuindo – essa é a essência da Shanti Bhavan. Graças a essa escola, eu, Dhanush, aprendo habilidades e conhecimentos necessários para ajudar a mudar o mundo. Esse lugar transformou a minha vida ao me dar educação de qualidade, amigos afetuosos e uma experiência que eu amarei para sempre.

Aqui, podemos participar de atividades como oratória, basquete e muito mais. Tudo isso forma o nosso caráter. Nós também somos expostos a culturas de vários lugares do mundo graças a voluntários e visitantes que vêm para o campus. Assim, podemos entender perspectivas diferentes, trabalhando juntos por um futuro melhor.

Meu sonho é ser médico. Minha mãe sofre de uma grave doença e minha família não tem dinheiro para pagar pelo tratamento. Por isso, no futuro, eu espero poder oferecer cuidados médicos gratuitos para as pessoas pobres. Eu não quero que o dinheiro seja um empecilho para as pessoas ficarem bem.

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Solange Pereira

    3 anos atrás

    Estou assistindo... é comovente!!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido