Esta matéria foi originalmente publicada na edição 246 do Joca
Vencedora do Prêmio Jabuti (o mais importante da área de literatura brasileira) em 2022, na categoria Ciências Humanas, a Enciclopédia Negra agora ganha uma nova edição, voltada ao público jovem. A obra, que reúne mais de 550 biografias de personalidades negras essenciais para a história do Brasil, ganhou nova roupagem e linguagem acessível para crianças a partir de 9 anos. Lançada pela editora Companhia das Letras, Enciclopédia Negra Para Jovens Leitores traz 82 biografias.
Resultado do trabalho de pesquisa dos autores Flávio dos Santos Gomes e Lilia Moritz Schwarcz e da ilustradora Suzane Lopes, a publicação busca inspirar jovens leitores a reconhecer e valorizar a diversidade da história brasileira. O lançamento do livro foi realizado na Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), em Salvador. “Queremos que os jovens se vejam nesses personagens e pensem também em figuras de suas famílias, vizinhanças e comunidades. A enciclopédia é uma construção contínua”, explicou Lilia ao público.
Já Suzane ressaltou, em entrevista ao portal de notícias Agência Brasil, a importância de trazer novas narrativas às crianças: “É uma jornada de descoberta sobre quem somos. A gente mostra personagens que antes eram retratados por olhares brancos ou distorcidos. Agora trazemos uma visão de pertencimento e poder”.
Além do lançamento, Lilia Moritz Schwarcz celebrou recentemente o Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria História e Arqueologia, com outro livro: Imagens da Branquitude: a Presença da Ausência.
Fontes: Agência Brasil, Flipelô, G1 e Companhia das Letras.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.