O Protoclone, como foi batizado, consegue imitar movimentos humanos de forma natural
Em 19 de fevereiro, a startup Clone Robotics, da Polônia, apresentou o Protoclone, um robô humanoide com aparência e movimentos semelhantes aos de um ser humano. Equipado com mil fibras musculares artificiais e 500 sensores, o robô se destaca pela flexibilidade, permitindo movimentos naturais e fluidos.
Ao contrário de muitas tecnologias do gênero, que funcionam com baterias e outras fontes elétricas, o Protoclone é alimentado por água. Isso ajuda a reduzir o impacto ambiental e evita ruídos de motores a combustão (movidos a combustível) e elétricos.
Segundo a empresa, o objetivo é usar um sistema inovador de músculos artificiais para garantir movimentos realistas. Além disso, a tecnologia pode ser utilizada em várias áreas, como medicina e entretenimento.
No vídeo publicado pela startup, o robô Protoclone demonstra movimentos dos braços, pernas e tronco. A Clone Robotics afirma que ele é o primeiro do seu tipo no mundo. No entanto, um projeto semelhante já havia sido apresentado em 2017, pelo JSK Lab, da Universidade de Tóquio, no Japão. Diferentemente do polonês, que tem fins comerciais, o robô chamado Kengoro foi desenvolvido para pesquisas.
Confira o vídeo do Protoclone em ação:
Glossário:
Startup: nome dado a empresas novas no mercado, geralmente voltadas para inovação. Elas se destacam por oferecer produtos ou serviços tecnológicos inéditos ou adotar modelos de negócio inovadores. Startups costumam buscar soluções criativas para problemas existentes, com foco em crescimento rápido e uso de tecnologia para alcançar grandes resultados.
Fibras musculares: conjuntos de células que, unidas, formam os músculos do corpo. Elas são fundamentais para a geração de movimentos.
Fontes: Estadão e Clone Robotic.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.