De acordo com uma Pesquisa Datafolha divulgada em março, sete a cada dez professores acreditam que incluir crianças com deficiência em salas regulares (com estudantes sem deficiências) traz benefícios para todos os alunos. A professora Claudia Barbosa, da escola municipal CEU (Centro Educacional Unificado) Perus, em São Paulo (SP), concorda: “Na sala regular, os jovens com deficiência tentam fazer amizade com os colegas e sempre aprendem alguma coisa, mesmo que seja o básico do dia a dia, como pedir para ir ao banheiro”, diz.

Claudia dá aulas para uma turma regular que inclui alguns estudantes com deficiência. Na escola em que leciona, os alunos com deficiência também têm acesso a uma sala de recurso, em que uma educadora especializada elabora atividades e orienta as professoras regulares no trabalho com esses estudantes. Um deles é Ruan de J., 10 anos, que está no espectro autista. “Eu me sinto bem na escola, tenho muitos amigos, quase a minha sala inteira. O Vicente, um amigo que se senta do meu lado, sempre me ajuda quando não entendo a matéria. Gosto de algumas lições da aula [de recurso] porque consigo fazer e me sinto mais inteligente”, diz.

O colégio, no entanto, não tem alunos com deficiências motoras. Eles tiveram que ser transferidos. “Aqui não tem rampa de acesso e o elevador quebrou há dois anos. Mas há uma promessa de que, quando for consertado, eles poderão retornar”, explica Claudia.

As rampas e elevadores são importantes para Gabriela M., 7 anos, do Colégio Positivo, em Londrina (PR). Ela tem hipotonia, um tipo de flacidez muscular que dificulta os movimentos. Hoje, a jovem já consegue caminhar, mas dispõe do auxílio da equipe do colégio. “Quando eu tinha mais dificuldade, várias professoras e inspetoras me ajudavam. Meus amigos também colaboram, porque ainda preciso segurar no corrimão da rampa, por exemplo”, diz.

Fontes: Folha de S.Paulo e Fundação Lemann.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 188 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido