Conheça a Copa CEU, em Osasco (SP), e a Liga de Esportes Escolares
A prática de torneios esportivos nas escolas ajuda a desenvolver a cooperação entre equipes e promover valores sociais e uma vida saudável. O esporte, assim como a organização das competições, incentiva crianças e jovens a superar os próprios medos em busca de um objetivo maior.
É assim que, Beth Parro, diretora-geral do CEU José Saramago (Osasco, São Paulo) enxerga a Copa CEU, realizada na unidade, entre os dias 22 e 27 de abril. “A Copa CEU é o resultado de todo o trabalho que a gente vem executando ao longo de dois anos de integração das crianças em um projeto que envolve arte, cultura e esporte, aqui no CEU, no Bloco Esportivo e Cultural (BEC). É um torneio com a representação de 12 países, então são 12 times competindo na modalidade de futsal pela taça, cada um por um país.” Inspirada na Copa do Mundo, a competição reuniu alunos da 3ª à 5ª série do ensino fundamental, somando mais de 600 estudantes.
“[O que mais me animou] foi meu time — eles acreditaram em mim, acreditaram que eu ia defender muito, e eu estou aí para a luta, fazer o que eu posso por eles. Tomei um gol, admito! Perdi um para os Países Baixos, admito! Mas ganhamos da Bélgica, ganhamos do Estados Unidos. Foi muito legal”, contou Lohan, de 10 anos, da 4ª série, sobre sua participação.
Em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, o Colégio Friburgo também estimula a prática de atividades físicas e oferece espaços para que os alunos criem uma relação com o esporte. Esdras Tostas, professor de educação física, treinador de basquete do colégio e ex-árbitro nacional da modalidade, conta que a escola realiza, com estudantes do ensino fundamental 2 e ensino médio, treinamentos para alunos e ex-alunos que participam da Liga de Esportes Escolares, a maior competição da categoria no Brasil.
“O slogan da liga é ‘educação pelo esporte’. Então é muito importante poder usar o basquete não só para viver, como para poder dar esse poder de reação a eles. O poder de reagir ao erro, reagir à vitória. No esporte, eles aprendem a reagir aos dois”, comenta Esdras. O colégio já conquistou diversas medalhas e troféus na liga.
No Colégio Friburgo, além dos treinos de basquete, há a prática de futebol e vôlei para além do período das aulas. A escola tem times de pais de estudantes que se interessam pelas modalidades esportivas oferecidas nos treinos. “Na minha vida, a importância da atividade física é o meu desenvolvimento; acho que colabora para estimular nossa socialização, disciplina e responsabilidade, além da saúde física e mental. Uma habilidade que eu desenvolvi durante a prática foi aprender a pensar antes de tomar decisões e sempre ficar calmo e focado”, conta João C., aluno da equipe sub-17 de basquete do Friburgo.
FONTES: LIGA DE ESPORTES ESCOLARES, COLÉGIO FRIBURGO, YOUTUBE CEU JOSÉ SARAMAGO E UFG.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 223 do jornal Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.