Apesar de a pandemia ainda não ter acabado, a vacinação está fazendo com que muitas pessoas se sintam mais à vontade para retomar atividades diárias presenciais, como ir à escola. É o caso da leitora Geovana R., 14 anos, de Camaçari (BA): “Continuei tomando os devidos cuidados, como usar a máscara, lavar bem as mãos e manter o distanciamento, porém eu me senti bem mais segura imunizada. A vacinação é importante por [entre outros fatores] diminuir as chances de contágio, mas não é a cura”.

O carioca Arthur F., 10 anos, contou ao Joca que sentia nervosismo quando precisava ir a alguns compromissos antes de se vacinar. “Às vezes, eu sentia medo de sair porque tenho asma, mas tomava os cuidados necessários. Depois, no meu primeiro dia de aula após a vacina, fiquei mais seguro porque todo mundo da minha sala já está vacinado também”, disse.

A opinião é compartilhada por Maria M., 9 anos, de Brumadinho (MG). Ela também está consciente de que os cuidados precisam ser mantidos: “A covid-19 ainda não acabou e, para evitar [se contaminar], a gente precisa lavar as mãos toda hora e levar álcool em gel e máscara, carregando uma máscara reserva sempre que sair de casa”.

O que diz a especialista?
Para quem ainda se sente desconfortável em retomar as atividades presenciais, a dica da doutora Glaucia Finotti, pediatra do Hospital Santa Catarina, em São Paulo (SP), é seguir se cuidando. “O uso de máscara, do álcool em gel e o distanciamento seguro ainda são medidas válidas”, diz. Ela complementa: “Com a chegada da vacinação, as chances de complicações se tornam ainda menores e, provavelmente [no futuro], esta será uma doença endêmica (corriqueira), como os demais resfriados, diarreias e febres que acompanham as crianças”.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 182 do jornal Joca.

Enquete

Reciclagem é suficiente para salvar o planeta?

Comentários (1)

  • Matérias do Joca sobre o novo coronavírus – Jornal Joca

    3 anos atrás

    […] Em pauta | Como fica a rotina depois da vacina contra a covid-19? […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido