O ano de 2020 será marcado pelas eleições municipais, que acontecem em todo o país para escolher prefeitos e vereadores. O primeiro turno, quando cerca de 147 milhões de eleitores irão às urnas, ocorre em 4 de outubro. Já o segundo turno, realizado onde a nova votação for necessária, será em 25 de outubro.

No Brasil, o voto é permitido a partir dos 16 anos, mas isso não quer dizer que os mais jovens não estão convidados a se envolver com o assunto. Por isso, o Joca lança, neste início de março, a inciativa “E aí, prefeitura? Os jovens e o Joca por uma São Paulo melhor nas eleições 2020”.

A novidade convida todas as escolas da capital paulista a debater com seus estudantes ideias para o futuro da cidade. As propostas devem ser enviadas para o Joca (saiba a seguir como participar), que vai analisar e reunir o material recebido em um documento, a ser entregue para o prefeito eleito de São Paulo no início de 2021.

“Dizemos o tempo todo que as crianças e os adolescentes são o futuro deste país. Por isso, nada mais justo do que os inserir em um assunto tão sensível e importante quanto as eleições”, explica Stéphanie Habrich, fundadora e diretora executiva do Joca. “Começamos a iniciativa por São Paulo, mas o objetivo é ampliar o debate para outras regiões nas próximas eleições. Além disso, esperamos que a iniciativa inspire outras cidades pelo país a também enviar sugestões ao prefeito eleito”, completa.

logo-projeto-e-ai-prefeitura
#pracegover: a imagem mostra um megafone azul. Ao lado está o logo do projeto “E aí, prefeitura? Os Jovens e o Joca por uma São Paulo melhor nas Eleições 2020”, em tons de laranja. Imagem: Getty Images e jornal Joca.

Como participar?
O primeiro passo é se cadastrar na iniciativa até o dia 31 de março. Para isso, um representante da escola (como um coordenador pedagógico) deve preencher um formulário, disponível aqui: conteudo.jornaljoca.com. br/e-ai-prefeitura.

Na fase seguinte, um novo formulário será compartilhado com as escolas inscritas. Será a hora de reunir ideias para São Paulo e debatê-las entre os estudantes. Cada escola poderá escolher cinco categorias diferentes (veja abaixo) para o envio das sugestões — uma sugestão por categoria escolhida.

O período para encaminhar as propostas vai até 14 de junho.

Categorias
1. Esportes, cultura e lazer;  2. Moradia;  3. Meio ambiente e clima;  4. Mobilidade urbana;  5. Educação e escolas;  6. Saúde;  7. Direitos humanos;  8. Trabalho;  9. Tecnologia e inovação;  10. Segurança.

Precisa de ajuda para saber mais sobre o processo eleitoral? Não entende como funciona a eleição dos vereadores?
Ouviu dizer que a política está no dia a dia de todos, mas não compreende como isso acontece? O volume 2 do Manual das eleições do Joca tem respostas para essas e outras dúvidas.

Oferecido gratuitamente em formato digital, o material retoma conceitos sobre a história e importância das eleições, traz informações sobre o processo de escolha de prefeitos e vereadores e mostra exemplos reais de como os jovens podem estar mais perto da política.

Faça o download gratuito e se inspire para os debates na sua escola: conteudo.jornaljoca.com.br/manual_das_eleicoes

Capa-Manual-Eleicoes-2020
#pracegover: a imagem mostra a capa do Manual das Eleições 2020, volume 2. Ela traz as cores azul, branca e laranja e é listrada. Foto: reprodução jornal Joca.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 144 do jornal Joca

Enquete

O que você vai fazer primeiro quando a quarentena acabar?

Comentários (0)

Compartilhar por email