Especialistas já esperavam alta pelo bom desempenho da agropecuária e do setor de serviços
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,4% nos primeiros três meses de 2025, segundo dados divulgados em 30 de maio, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo período de 2024, o crescimento havia sido de apenas 0,2%.
Esse resultado coloca o Brasil com o quinto melhor desempenho no primeiro trimestre de 2025 em um ranking com 49 países, de acordo com levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating.
As únicas nações que superaram o resultado brasileiro foram: Irlanda (3,2%), Islândia (2,7%), Hong Kong (1,9%) e Taiwan (1,8%).
O PIB é a medida que representa o valor total de todos os bens e serviços produzidos em um país, estado ou cidade, sendo o principal indicador do desempenho da economia.
Na comparação anual, o PIB brasileiro avançou 2,9%, marcando a 17ª alta consecutiva.
O crescimento foi puxado principalmente pela agropecuária — setor responsável pelo cultivo de plantas e criação de animais — que teve alta de 12,2%. O bom resultado se deve ao clima favorável e à boa quantidade de chuvas desde outubro de 2024. O setor de serviços também contribuiu, com aumento de 0,3%.
Entre os segmentos de serviços, o maior destaque foi para informação e comunicação, que cresceu 3% em relação ao trimestre anterior, graças ao aumento na demanda por serviços de internet e sistemas digitais.
Outros avanços no setor de serviços foram registrados em:
Por outro lado, houve queda em transporte, armazenagem e correio (0,6%) e estabilidade nas atividades financeiras (0,1%).
A indústria teve uma leve queda de 0,1%, com recuos nas áreas de:
Apesar da queda, o setor é considerado estável no cenário econômico atual.
A próxima divulgação do PIB, referente ao segundo trimestre de 2025, está prevista para o dia 2 de setembro.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.