Em primeiro lugar, precisamos entender o que são marsupiais. Eles fazem parte do grupo dos mamíferos, que são os animais que possuem glândulas mamárias e cujas fêmeas produzem leite para alimentar os filhotes. Hoje existem cerca de 5.400 espécies diferentes de mamíferos no mundo todo.

Na classificação científica, os mamíferos são divididos em três grupos principais:

Placentários: o desenvolvimento do filhote acontece no útero da mãe. Durante esse processo, ele é alimentado a partir de um órgão chamado placenta, que proporciona nutrientes para ele. Alguns exemplos de placentários são: baleias, cães, gatos, macacos, cavalos, vacas e seres humanos. Sim, você é um mamífero placentário.

Monotremados: mamíferos que botam ovos e cujos filhotes se desenvolvem dentro desses ovos, como ornitorrincos e equidnas.

Marsupiais: grupo em que as fêmeas apresentam uma dobra de pele na barriga, formando uma bolsa, que recebe o nome de marsúpio. Os filhotes dos marsupiais nascem bem pequenininhos e continuam seu desenvolvimento dentro dessa bolsa.

Os marsupiais são bem conhecidos no continente Oceania, com espécies bastante populares. Todo mundo conhece os cangurus, coalas e diabos-da-tasmânia.

Mas na verdade, eles não vivem somente nesse continente, a maioria está nas Américas, principalmente na América do Sul. O Brasil, por exemplo, abriga cerca de 60 espécies diferentes de marsupiais.

Essas espécies não são grandes e famosas como as australianas e a maioria tem hábitos noturnos, o que significa que elas ficam dormindo e se escondendo durante o dia e saindo à noite para se alimentar, namorar e caminhar.

Muitas delas gostam de viver nas árvores, por isso, a maior parte vive nas florestas, principalmente nas regiões da Amazônia e da mata atlântica.

Algumas são confundidas com ratos e outros roedores, mas são bichos bem diferentes. Alguns exemplos de marsupiais brasileiros são gambás (também chamados de saruês ou timbus), cuícas e catitas.

Pergunta enviada pela leitora Isabela M., 7 anos, de São Paulo (SP).

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (13)

  • junqueiropolis62

    3 anos atrás

    Não sabia que somos Mamiferos Placentários.

  • Bia Kim

    3 anos atrás

    Interessante!

  • Athos

    3 anos atrás

    o que eu achei mais interessante nessa materia na minha opinião foi que eles são mamiferos eu achei meio estranho mas eu gostei e vcs?

  • Athos

    3 anos atrás

    muito interessante essa materia,gostei bastante

  • ALICE LAFFITTE

    3 anos atrás

    Duvida animal : que cheiro tem gamba ?

  • Rafael

    3 anos atrás

    Muinto interessante

  • Liz Maria BT

    3 anos atrás

    esta matéria é muito dificil para os estudantes do quarto ano(4º ano) vcs acham ??? ;w

  • Felipe Sali

    3 anos atrás

    Olá, obrigado por escrever para a gente! Procuramos publicar os textos do Joca, tanto aqui no site quanto nas edições do jornal, com linguagem acessível para as crianças a partir do ensino fundamental 1. Para isso, contamos com uma equipe de jornalistas experientes no trabalho com publicações infantojuvenis, além do time da área pedagógica do Joca. Se sua dúvida for referente a algum trecho específico do texto publicado aqui nesta página, basta nos indicar para que a gente procure atender da melhor maneira possível e esclarecer qualquer dúvida. Se preferir, o e-mail para contato com a equipe de jornalismo do Joca é joca@magiadeler.com.br - Editor de conteúdo do Joca

  • Murilo

    3 anos atrás

    que legal

  • kigokigo

    3 anos atrás

    achei bem legal jornal joca otimo trabalho

  • ANA PECORARO

    3 anos atrás

    que legal .Unica coisa que não é legal é que nós humanos matavamos as baleias

  • MARIA RIBEIRO

    3 anos atrás

    esse fato é bem legal mas so´avisando que eu ja fiz meu jornal ok vão lá vé si é que voceis conçeguem ver eu nao sii mas se consseguiram vao la ve ok ;)

  • GABRIEL STOROZ

    3 anos atrás

    EU NÃO SABIA QUE O DIABO - DA - TASMÂNIA EXISTIA SO ACHAVA QUE ERA UM MITO CONTINUEM POSTANDO NOTICIAS ASSIM

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido