O biólogo Guilherme Domenichelli responde dúvidas enviadas por nossos leitores
São dois bichos bem curiosos e considerados animais de estimação em diversos países do mundo. O porquinho-da-índia e o hamster têm muitas características parecidas, mas são bem diferentes.
Tanto o porquinho-da-índia como o hamster são animais do grupo dos roedores. Têm dentes incisivos (são os quatros dentes localizados na parte da frente da boca, em cima e em baixo, no maxilar) bem grandes, especializados para roer alimentos. Esses dentes crescem durante toda a vida do animal, por isso é importante que eles comam alimentos duros, como rações especiais, que ajudam no desgaste natural.
Os porquinhos-da-índia são vegetarianos e se alimentam de rações próprias para eles, frutas e verduras. Já os hamsters, além de vegetais, necessitam de proteína animal. As rações direcionadas a eles suprem essa necessidade.
Os porquinhos são originários da América do Sul e os hamsters, de regiões da África e Ásia. Ambos foram domesticados pelos homens há centenas de anos e, no passado, os porquinhos-da-índia eram criados para alimentação de alguns povos indígenas e até dos incas.
Quando bem cuidados em cativeiro, os porquinhos-da-índia podem viver até 8 anos. Já os hamsters vivem 2 anos, raramente mais do que isso.
Uma diferença bem marcante é o tamanho! Um hamster adulto, em média, tem de 15 a 20 centímetros de comprimento e chega a pesar aproximadamente 150 gramas. Os porquinhos-da-índia, dependendo da raça, atingem 40 centímetros e pesam entre 90 gramas e 1,2 quilo.
Geralmente, os porquinhos-da-índia são mais mansos com as pessoas, e os hamsters podem até morder. Portanto, é importante que sejam criados e manuseados desde filhotes, para se acostumar com os moradores da casa.
Os dois animais precisam de alimentação correta, gaiolas adequadas para cada espécie e, claro, sempre muito carinho e atenção.
Pergunta enviada por leitor do Joca.
Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.
Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.