Em abril, pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, levaram um rim para um hospital de um jeito bastante curioso: utilizando um drone. Apesar de o percurso ter sido curto — menos de cinco quilômetros, distância que pode ser percorrida por um adulto em cerca de uma hora — o experimento será importante para que órgãos doados possam chegar cada vez mais rapidamente e de forma segura aos pacientes que irão recebê-los.

#pracegover: drone em pista de aterrissagem durante à noite. O céu está escuro e é possível observar as luzes do drone acesas. Crédito: Divulgação/Universidade De Maryland School Of Medicine

A demora para os órgãos alcançarem pacientes que precisam de transplante é um problema para a medicina, já que eles se tornam menos saudáveis a cada segundo depois de serem retirados do corpo do doador. Como geralmente os pacientes precisam enfrentar filas para receber os órgãos — uma vez que o número de pessoas que precisam deles é maior do que o de doadores — é importante que eles sejam transportados de maneira segura e rápida. Trina Glispy, por exemplo, a paciente que recebeu o rim, já estava esperando um transplante há cerca de oito anos. O drone usado na entrega foi construído especialmente para levar itens médicos para os hospitais. O plano é que, no futuro, ele transporte outros órgãos e materiais usados em cirurgias.

Fontes: University of Maryland, TecMundo e The New York Times.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 131 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido