Uma das histórias sobre a criação do Dia Internacional da Mulher diz que a data foi criada no dia de um incêndio em uma fábrica de tecidos de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas.

O acidente ocorreu de verdade e marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são anteriores a este acontecimento.

Desde o final do século 19, as mulheres protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos contra as jornadas de trabalho de mais de 15 horas diárias e os salários que eram muito baixos.


As mulheres fizeram greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas naquela época.

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres fizeram uma manifestação a favor da igualdade econômica e política no país.

No ano seguinte, uma longa greve que fechou quase 500 fábricas de tecidos americanas.

Em 1910, na II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, foi criada uma data anual para a celebração dos direitos da mulher. A data foi escolhida por mais de cem representantes de 17 países para honrar as lutas femininas.

Em 1917, 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II e contra as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra. O protesto ficou conhecido como “Pão e Paz”.

Mais de 20 anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou um acordo internacional que pedia igualdade entre homens e mulheres.

Em 1977 o “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

Para saber mais:
CIM – Centro de Informação da Mulher. (11) 3151-3660

Enquete

Pelo o que você mais está esperando em 2022?

Comentários (8)

  • bruhmomento

    10 meses atrás

    achei muito interesante :) joca podia me responder

  • EMEF Escultor Victor Brecheret

    2 anos atrás

    ADRIAN E WEDSON 8 ANOS: PORQUE ANTIGAMENTE AS PESSOAS TRABALHAVAM MUITO E GANHAVAM POUCO DINHEIRO.

  • EMEF Escultor Victor Brecheret

    2 anos atrás

    ANA VITORIA E AGATHA 8 ANOS: O DIA DA MULHER É IMPORTANTE PARA LEMBRAR QUE AS MULHERES NAQUELA ÉPOCA GANHAVAM POUCO E TRABALHAVAM MUITO. E FOI MUITO TRISTE A MORTE DELAS NA FABRICA. E POR ISSO TUDO QUE TEMOS QUE LEMBRAR TODOS OS ANOS DO DIA DA MULHER.

  • EMEF Escultor Victor Brecheret

    2 anos atrás

    HIAGO E ANA CLARA 8 ANOS: ACHARAM A MATÉRIA MUITO TRISTE, PORQUE TEM GENTE QUE TRABALHA MUITO E "SÓ GANHA UM REAL" E NÃO TEM O QUE COMER. E Q

  • EMEF Escultor Victor Brecheret

    2 anos atrás

    MARIA EDUARDA E PAULO 8 NOS: A MATÉRIA FOI BOA PORQUE VOCÊS CONHECERAM AS COISAS QUE ACONTECIAM NAQUELA ÉPOCA, E AS COISAS ERAM RUINS, E QUE AS MULHERES FIZERAM UMA LUTA, PRA MUDAR A SITUAÇÃO. ENTENDERAM QUE AS MULHERES QUERIAM FICAR COM SEUS FILHOS.

  • EMEF Escultor Victor Brecheret

    2 anos atrás

    VICTOR HUGO, NAIZA, BRANDON 8 ANOS: O GRUPO ACHOU MUITO LEGAL, POIS CONTOU A HISTORIA DAS MULHERES DAQUELA ÉPOCA E DESCOBRIRAM QUE AS MULHERES GANHAVAM POUCO,.

  • leticia bittencourt de vasconcelos

    5 anos atrás

    gente ve a foto do dia internacional da mulher que estranho;;

  • Joca

    5 anos atrás

    Oi Leticia! O que você achou estranho? Obrigada por nos avisar!

Compartilhar por email