Amazonia-destamatada-getty
Vista aérea de região desmatada na Amazônia. Foto: Getty Images

O desmatamento na Amazônia em 2021 foi o maior dos últimos dez anos. A informação foi divulgada pela Organização Não Governamental (ONG) Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em 17 de janeiro.

No total, 10.362 quilômetros quadrados (km²) de mata nativa foram desmatados de janeiro a dezembro de 2021, segundo dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Imazon, que usa imagens de satélites para monitorar a região amazônica desde 2008. A área destruída é equivalente a oito cidades do Rio de Janeiro.

Em 2021, o desmatamento foi 29% maior do que um ano antes, quando mais de 8 mil km² de floresta foram destruídos, destacou a ONG.

O Imazon afirmou, em notícia no site oficial, que “o recorde negativo anual é extremamente grave diante das consequências dessa destruição”. Entre os efeitos do aumento do desmatamento, o instituto aponta “a alteração do regime de chuvas, a perda da biodiversidade, a ameaça à sobrevivência de povos e comunidades tradicionais e a intensificação do aquecimento global”.

Como solução, Larissa Amorim, pesquisadora do Imazon, indica a necessidade de intensificar a fiscalização, principalmente nas áreas onde há mais devastação, aplicando multas para quem desmata ilegalmente.

Situação nos estados
O Pará foi o estado com a maior área de desmatamento, com 4.037 km² devastados, 39% do registrado em toda a região amazônica. Em segundo lugar está o Amazonas, que foi também o estado com a maior alta na destruição florestal em 2021 em relação a 2020: 49%. Dos nove estados que formam a Amazônia Legal, o Amapá foi o único a não apresentar aumento do desmatamento no ano passado em comparação a 2020. 

Amazônia Legal: conceito criado pelo governo brasileiro, em 1953, para planejar o desenvolvimento econômico da região. Dentro dos estados que formam a Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) é possível encontrar, além de trechos da floresta amazônica, outros biomas, como cerrado.

Fontes: G1 e Imazon.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (8)

  • Emilly Pruanõ

    2 anos atrás

    É lamentável a situação. precisamos impedir o desmatamento nao da para continuar assim

  • isabella

    1 ano atrás

    eu concordo muito pois temos que impedir esse desmatamento.

  • Benjamín Menéndez

    2 anos atrás

    É impressionante como o ser-humano cria a própria sofrência. Apesar de já estarmos sentindo os efeitos negativos da mudança de temperatura, os efeitos serão ainda piores á longo prazo. Conforme o tempo passa, a solução para este problema se torna cada vez mais urgente.

  • Marcelo Moraes

    2 anos atrás

    É lamentável a situação. Precisamos de mais políticas públicas comprometidas para acabr com o desmatamento.

  • 2 anos atrás

    Acho que devemos parar de desmatar, essa reportagem mostra o porque.

  • Rachel Bueno Brandão

    2 anos atrás

    Eu achei bem triste.

  • letyalfano

    2 anos atrás

    Muito triste a situação que estamos vivendo .Especialmente porque muitos animais estão sofrendo por perda de habitat .As açoes do ser humano estão acabando com o nosso planeta .

  • Raphael

    2 anos atrás

    oi

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido